Aterro de Inertes de Sorocaba será ampliado

Por: Supervisão Viviane Gonçalves

A prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo), obteve autorização para a ampliação do Aterro Municipal para Descarte de Resíduos Inertes. O terreno terá maior capacidade para comportar os resíduos provenientes de construções.

O projeto, que estava previsto para acontecer há quatro anos, só pode sair do papel neste mês de março, devido ao esforço do governo do prefeito Crespo e da Secretaria, que firmaram contrato com a empresa Fral Consultoria, que desenvolve projetos de prestação de serviços, consultoria e gerenciamento de obras e sistemas, nas áreas de engenharia civil e meio ambiente, por todo território brasileiro e está encarregada pela expansão do aterro.

Tendo uma área total de 200 mil m², o aterro de inertes hoje, consegue armazenar cerca de 300 mil toneladas de resíduos. Com a ampliação, o terreno do aterro ganhará uma área com cerca de 150 mil m², aumentando de 200 para 350² mil m² sua área total e dará uma vida útil de aproximadamente 10 anos para o aterro.

Resíduos inertes são aqueles provenientes de reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os resultantes da preparação e da escavação de terrenos, tais como tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, forro, argamassa ou seja, tudo aquilo que as pessoas não tem onde descartar.

Todo o entulho passa por uma triagem que separa o material que pode ser reaproveitado, como plásticos, papelão, sucata e madeira, além do entulho que vai para britagem. O que não pode ser aproveitado é levado para o aterro sanitário de Iperó.

O aterro de resíduos de Sorocaba é um dos poucos aterros do estado que é gerido pelo próprio munícipio, “É um orgulho para o município e para a Serpo, poder trabalhar dia a dia com esse aterro, tentando melhorar a vida do cidadão”, explica o secretário de conservação, serviços e obras, Fabio Pilão.

Fabio Pilão ainda destaca que o aterro de inertes é uma referência, “Fazemos um excelente trabalho e podemos dizer que o aterro não é só destaque no estado, mas no Brasil como um todo”. O Aterro Municipal para Descarte de Resíduos Inertes está localizado na Avenida General Motors, nº 200, próximo ao bairro Iporanga.

Vale lembrar que o aterro municipal não é o único lugar para descarte de resíduos, a prefeitura mantém três Ecopontos, onde podem ser descartados até um m³ (1 metro cúbico) de resíduos. O local é próprio para os moradores depositarem os resíduos e depois funcionários da Serpo direcionam essas substâncias para o aterro.

Confira o Ecoponto mais próximo:

Ecoponto Vitória Régia: localizado na rua Aparecida Levy.

Ecoponto Sorocaba Park: localizado na rua Benedito Leme de Brito

Ecoponto Vila Helena: localizado na rua Roque Sampaio

 

Tags: