Atividades culturais envolvem alunos da E. M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”

Por: Amanda Vieira - Programa de Estágio

Foto: Fernando Abreu

Alegria e empolgação foram os sentimentos que marcaram a tarde desta segunda-feira (4) na E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”. Organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, os alunos concluíram a produção de um livro de poesias denominado “Nossos Nós” e participaram de algumas atividades culturais.

Proporcionar uma relação afetiva da criança com o livro e auxiliar na alfabetização através da linguagem escrita são os principais objetivos do projeto “Nossos Nós”, desenvolvido pelos alunos do 3º ano da unidade, sob orientação do professor Manoel Francisco Filho.

Essa ação foi desenvolvida durante o ano letivo de 2017 e passou por duas fases antes da conclusão do livro. “Amarrando Todos Nós” foi a primeira, na qual os alunos realizaram uma pesquisa sobre textos poéticos e compartilharam na sala de aula. “Esse compartilhamento não tinha ordem e nem regra, era espontâneo, então, todo aluno trazia um poema e apresentava para a turma”, conta o professor.

Na segunda fase, chamada de “Sarau Nossos Lares”, os alunos levaram a experiência de leitura de poesia para casa e apresentaram para suas famílias. Sara Cristina da Silva, de 9 anos, ficou contente com a produção da obra. “Eu gostei muito de levar o livro para a casa. Li todas as poesias para minha mãe e minha avó″, declara.

Esses textos foram pesquisados e elaborados pelas crianças. “Nós configuramos a produção e o livro foi entregue para os alunos, que ficará como um registro de todo o ano”, explica o professor.

Segundo a aluna Isabela Simone da Silva Rocha, de 9 anos, essa prática foi importante para aprender um pouco mais sobre as poesias. “Foi muito legal ver todo mundo lendo e participando. São vários tipos de poesias, foi bom aprender”, declara.

Ao som de “Ciranda Dos Teus Olhos”, da Companhia Tempo de Brincar, os alunos acompanharam vídeos com algumas fotos das fases do projeto. Depois, a professora Daniela Andrade Lopes Sena, apresentou aos pequenos a história “Pedrinho, cadê você?” de Sônia Junqueira, que contou com bonecos de pano e a interação das crianças.

Para finalizar, os alunos do 5º ano apresentaram a peça teatral “Sítio do Pica-Pau Amarelo”, que foi organizada pela professora Cristiane Padilha. As crianças elaboraram suas fantasias e realizaram diversas coreografias animadas.

Tags: