Atividades de Educação Ambiental do zoo de Sorocaba serão conhecidas no exterior

Por: Secom Sorocaba

Foto: Fernando Abreu

Pela atuação na área de Educação Ambiental do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, a técnica ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Peônia Brito de M. Pereira, conseguiu uma bolsa de estudos e vai participar a partir desta segunda-feira (11) do curso Educação para a Conservação: Desenho eficaz do Programa, promovido pela AZA (Association of Zoos & Aquariums), em Wheeling, em West Virginia, nos Estados Unidos. A instituição é uma das mais renomadas do mundo na área.

“Estamos muito felizes com essa oportunidade. Além de levar o nome de Sorocaba e do nosso zoológico para profissionais do mundo todo, a ideia é que a nossa funcionária troque experiência na área e assim possamos estruturar a Educação Ambiental do zoo de forma mais efetiva”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

O curso fornece aos educadores de zoológicos e aquários uma visão abrangente de como projetar, desenvolver, implementar e avaliar programas educacionais e exibir elementos interpretativos. Os materiais do curso incluem as últimas pesquisas e tendências em educação científica informal.

Peônia participou no ano passado do processo seletivo para a bolsa de estudo. “Fiquei emocionada quando soube que fui selecionada. É o reconhecimento de um trabalho e a AZA é uma das instituições mais conceituadas do mundo. Recebi a notícia quando participava do encontro nacional de Educação Ambiental, realizado em Bauru”, conta a técnica ambiental.

Depois de concluir o curso, os participantes terão mais condições de avaliar as necessidades, projetar e desenvolver programas de educação e avaliar programas e exposições; utilizar as tendências de zoológicos e aquários e a pesquisa de audiência no desenvolvimento de programas; empregar novas estratégias e atividades para transmitir mensagens de conservação; entre outras estratégias.

Além de participar de seis dias de aula, a funcionária da Sema ainda terá oportunidade de permanecer durantes quatro dias no Jardim Zoológico de Dickerson, também nos Estados Unidos, onde vai conhecer o trabalho de Educação Ambiental desenvolvido no parque. Na ocasião, ela também vai apresentar um panorama da cidade de Sorocaba e mostrar todo o trabalho realizado pela equipe de Educação Ambiental do zoo, como o curso de férias AnimaZoo, visitas monitoradas, o Museu de Zoologia, a Blitz da Biodiversidade e a projeto Zoo vai à Comunidade.

Peônia é formada em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e é funcionária da Prefeitura de Sorocaba há quase seis anos. Todas as despesas do curso, hospedagem, alimentação, passagem aérea e traslado serão custeadas pelos organizados do evento.

 

Muito mais por Sorocaba!

Tags: