Atividades lembrarão o Dia da Mulher Negra

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

No dia 25 de julho é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, como um marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Para celebrar a data, a Prefeitura de Sorocaba promoverá uma série de atividades gratuitas neste dia (sábado), das 10h às 15h, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro.

O evento será realizado pela Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as Secretarias da Educação (Sedu), da Saúde (SES), do Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Comissão da Igualdade Racial da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A celebração visa ampliar e fortalecer organizações de mulheres negras, construir estratégias para a inserção de temáticas voltadas para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais formas de opressão. A ocasião sugere ainda a ampliação de parcerias para dar visibilidade à luta e às ações, promoção, valorização e debate sobre a identidade da mulher negra brasileira.

A programação na Praça Coronel Fernando Prestes contará com shows, apresentações de dança com o Grupo Abayomin’n Dança Afro Brasileira, apresentação teatral com o Grupo Trança de Teatro, desfile de penteados afros e oficina de turbante. Durante todo o evento a comunidade vai poder participar de atividades gratuitas, como maquiagem, penteado (tranças), fotografia e uma tenda de diálogos.

Lucimara Rocha, da Coordenadoria da Igualdade Racial, explica que na tenda de diálogos haverá representantes das Secretarias da Saúde, da Educação, do Conselho Municipal de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra, do Conselho da Mulher e da Comissão da Igualdade Racial da OAB, que vão conversar com as pessoas para saber as necessidades que elas têm nas mais diversas áreas. “A minha intenção é reunir todas as informações coletadas e levar um documento para a 4ª Conferência Municipal da Mulher”, explica.

O Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra foi instituído através da Lei nº 12.987 de 2 de junho de 2014. A inspiração vem do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, marco internacional da luta e da resistência da mulher negra criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas na República Dominicana.

Nascida no século XVIII, Tereza de Benguela chefiou o Quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso. Sob seu comando a comunidade cresceu militar e economicamente, incomodando o governo escravista. Após ataques das autoridades ao local, Benguela foi presa e veio a cometer suicídio após se recusar a viver sob regime de escravidão.

Bate-papo na segunda-feira

Antes das celebrações do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, na segunda-feira (20), às 15h, o historiador Carlos Carvalho Cavalheiro comandará um bate-papo com o tema “Memória de Mulheres Negras de Sorocaba”, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social. A entrada é aberta ao público.

O evento conta com apoio da Coordenadoria da Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social e é resultado de um trabalho de final de curso EAD “Produção Intelectual de Mulheres Negras”, promovido pela Associação Mulheres de Odun (AMO). Após passar por uma seleção de inscritos, Carlos Cavalheiro teve sua inscrição homologada e a cada módulo do curso foi solicitado um trabalho. Neste trabalho final a atividade deveria ser prática.

No bate-papo Cavalheiro vai ressaltar a participação das mulheres negras em diversos setores da nossa sociedade. Para o historiador, a visibilidade destas histórias de vida pode servir como referência para a organização da luta contra a desigualdade, além de colaborar para a erradicação do preconceito.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está localizada na Rua Santa Cruz, 116, no Centro.

Veja a programação completa da celebração do Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, no dia 25/07:

10h00 – Abertura: Grupo Trança de Teatro

11h00 – Grupo Abayomi’n Dança Afro Brasileira

12h00 – Show – tecladista Robson

13h00 – Desfile de penteados

14h00 – Oficina de Turbante

15h00 – Encerramento: Show – cantora Eliane Queiroz

Tags:,