Atividades no Parque da Biquinha estimularam a memória da terceira idade

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A terceira idade do Clube Ecológico “Roda Viva” participou na manhã desta terça-feira (10) de atividades de Educação Ambiental no Parque da Biquinha que tinham como objetivo estimular a memória. Uma delas foi a brincadeira da Caixa Surpresa, na qual eles colocavam as mãos numa caixa fechada e, utilizando o sentido do tato, tinham que adivinhar qual era o objeto.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o “Roda Viva” oferece um lazer educativo em contato com a natureza para a terceira idade, estimulando o cuidado com o meio ambiente e a melhora na qualidade de vida dos participantes. Os encontros gratuitos acontecem semanalmente no Parque da Biquinha, às terças-feiras, sempre das 9h às 11h30.

Na Caixa Surpresa, a equipe da Sema colocou objetos variados do parque, como pena, bico, pata, folhas, frutos, papel reciclado, instrumentos da cultura indígena, entre outros. Após adivinharem o objeto, eles ouviam uma explicação sobre cada um deles.

Outra atividade foi o jogo de memória ecológica, com figuras de animais e plantas, que visou estimular a memória do grupo, além de oferecer aprendizado com relação ao meio ambiente.
Sobre o ‘Roda Viva’

O clube ecológico tem como objetivo proporcionar encontros entre amigos do parque, envolvendo-os em atividades educativas e divertidas, adequadas para o público-alvo, proporcionando contato com a natureza.

Em cada semana, a Sema prepara atividades variadas, como oficinas de arte e artesanatos, cultivo de canteiros e hortas, observação de aves, jogos cooperativos, atividades lúdicas, música, danças circular, entre outras.

Os sorocabanos com idade a partir de 60 anos que tiverem interesse em participar do “Roda Viva” podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Parque da Biquinha, localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, ou pelo telefone (15) 3224.1997.

 

Tags: