15 de agosto: Ato Cívico e homenagem marcam o aniversário de Sorocaba

Por: Secretaria de Comunicação e Eventos
Foto: Felipe Pinheiro

 

Um grande número de pessoas acompanhou na manhã desta quarta-feira (15), ao lado do prefeito José Crespo, da primeira-dama, Lilian Crespo, e autoridades, o Ato Cívico que marcou a abertura das solenidades em comemoração aos 364 anos de Sorocaba, em frente ao Mosteiro de São Bento (centro). Tradicionalmente, o Ato Cívico – que antecede o desfile de aniversário -, acontece no Largo de São Bento em frente ao monumento do Bandeirante Baltasar Fernandes, fundador de Sorocaba. O monumento foi doado pela Colônia Espanhola em 1.854.

A cerimônia que teve início com a apresentação das autoridades, começou por volta das 8h, e teve as presenças de secretários municipais, Polícias Militar e Civil, Marinha e Exército, Guarda Civil Municipal, e autoridades do município, além de representantes dos escoteiros. Após a abertura oficial, houve o Hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Sorocaba e a execução do Hino Nacional pela Banda de Fuzileiros Navais e da Polícia Militar. A servidora pública, Aline Moura, cantou o Hino de Sorocaba.

A professora e historiadora Sônia Nanci Paes fez um relato sobre a história da cidade, desde a chegada de Baltasar Fernandes e sua família, explicando que todas as terras circunvizinhas pertenciam a Sorocaba. Somente anos mais tarde é que elas foram divididas se transformando em novas cidades formando a nossa região.

Em seguida, os vereadores Rafael Militão e Wanderlei Diogo falaram da satisfação em participar das comemorações do aniversário de Sorocaba, ressaltando o desenvolvimento e o trabalho da cidade, que acolhe de braços abertos a todos que aqui vêm morar. O secretário de Educação, Mário Bastos, também fez uso da palavra e,em nome de todo o secretariado, destacou a importância da cidade para o cenário nacional.

A apresentadora mirim, Letícia Jbaile, declamou uma poesia em homenagem a Sorocaba, enquanto a estudante Júlia Vitória Resende fez, ao lado do prefeito e da primeira-dama, a deposição de flores aos pés da estátua de Baltasar Fernandes.  A cerimônia também contou com a apresentação de performances do grupo Inazuma Taiko (tambor), representando a colônia japonesa.

Ao final da cerimônia, o prefeito José Crespo enalteceu o povo sorocabano e suas conquistas, destacando que, por conta do trabalho que é realizado na cidade, Sorocaba ocupa hoje a 19ª posição no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.

O prefeito disse, ainda, que a cidade conta hoje com mais de 500 bairros, daí a importância de cada um deles para a evolução dessa cidade  que é tão acolhedora.

Tags:,