Banda Marcial tem ensaios semanais no Barracão Cultural

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Aos sábados, entre 8h e 12h, um som diferente pode ser ouvido próximo à Estação Ferroviária, quando a Banda Marcial de Sorocaba se reúne para ensaiar no Barracão Cultural, sob a regência de Marcos Valério Viana Júnior. São 62 adolescentes, sendo 42 do corpo musical e 20 do corpo coreográfico.

A reativação e manutenção da Banda Marcial de Sorocaba faz parte do plano de governo do prefeito José Crespo. Mantida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), a banda faz muito mais do que ensinar música. O projeto visa ainda incentivar a coletividade, interação e troca de conhecimentos e valores, como o estímulo ao respeito, carreira e disciplina.

“Para as crianças e adolescentes, a música traz benefícios quanto à aprendizagem, ampliando seu raciocínio, melhorando seu comportamento, concentração e atenção em sala de aula. Para os jovens adultos, faz reduzir ansiedades, solidão e depressão, além de diminuir o stress e colaborar no aumento do nível de energia”, explica o regente.

Os ensaios ocorrem desde o dia 26 de maio. No repertório do grupo, Música Popular Brasileira e até internacionais. De acordo com o regente, todos os componentes da banda estão empenhados no estudo da música.

E a dedicação não é à toa. A ideia é que eles se apresentem em eventos públicos e o primeiro já está agendado. A estreia será no dia 15 de agosto deste ano, no aniversário de Sorocaba, quando a cidade vai comemorar 364 anos de fundação. Até lá, os integrantes da nova corporação musical vão participar dos ensaios semanais.

Entre os instrumentos utilizados estão a tuba, bombardino, trombone, trompete, caixa, prato, bumbo e tenor. Todos cedidos pela Secretaria de Cultura e Turismo. Já as garotas que fazem parte do corpo coreográfico utilizam arcos, fitas e bolas, como na ginástica artística, desenvolvendo a harmonia, graça e beleza em movimentos criativos na dança, sob o comando da coreógrafa Evellin Ramos.

Para quem quer fazer parte da Banda Marcial, basta ir no dia do ensaio, aos sábados, às 8h, e se inscrever. São oferecidas no total 100 vagas. O Barracão Cultural está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 310, ao lado da Estação Ferroviária, no Centro.

 

Fotos: Werinton Kermes

Tags: