Biblioteca Infantil terá programação em comemoração ao Dia do Teatro e ao Dia do Circo

Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio)

Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e ao Dia Nacional do Circo (27 de março), neste sábado (24), às 16h, o grupo teatral “Barracão da Vó″ realizará uma programação especial de circo-teatro em Sorocaba. Com entrada gratuita, o evento acontecerá na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, que fica na rua da Penha, 673, no Centro.

A ação é o início do ciclo das atividades de 2018 do grupo, sob a direção de Rodrigo Cintra, e marca o lançamento do projeto “Uma viagem pela história do circo-teatro em Sorocaba, contemplado no edital de 2017 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), um mecanismo criado pela Prefeitura de Sorocaba com o objetivo de estimular projetos e ações de cunho cultural, bem como ampliar e diversificar a produção, criar espaços, preservar o patrimônio cultural e promover as formas de circulação de bens culturais na cidade.

O evento tem como temática a história do circo-teatro em Sorocaba e iniciará com uma palestra feita pelo pesquisador e diretor da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao, baseada no livro “Sorocaba de ontem”, de Antonio Francisco Gaspar. Na sequência, haverá uma roda de conversa com os artistas da velha guarda do circo-teatro da cidade: Hudi Rocha, Guaraciaba Malhone, Iracema Cavalcanti e Nair Osório. Também participarão os artistas da nova geração, Alexandre Malhone, do Circo Guaraciaba, e Beatriz Mendes e Gabriel Manzini, proprietários da escola de circo Usinarte Sorocaba.

O projeto

Aprovado pela Linc Sorocaba 2017, o projeto “Uma viagem pela história do circo-teatro em Sorocaba”, tem por objetivo pesquisar e criar um novo espetáculo sobre a história do circo na cidade, desde o início em 1900 até os dias de hoje, colocando em cena alguns nomes de artistas que foram referências no cenário artístico local, como Ordep, do Circo Ordep, com seu famoso número de arremesso de facas na tábua e Jorge Estômago de Aço, faquir e hipnotizador.

A peça terá pela segunda vez parceria com a Usinarte, que fica com a responsabilidade de apresentar cinco números circenses, como trapézio, lira, tecido, malabares e acro-duo. A dramaturgia contará ainda com a encenação de dois textos clássicos do circo-teatro, uma comédia e um drama, que serão apresentados de forma alternada a cada final de semana.

Segundo o ator e diretor do espetáculo, Rodrigo Cintra, o grupo que completa 12 anos de atividades em 2018, trabalha em pesquisas continuadas de histórias com temáticas sorocabanas e nacionais. No ano passado, por exemplo, foi realizado o espetáculo “O Grande Circo Caipira Cornélio Pires”, que narrou a história de um circo da década de 1950 em decadência, à beira da falência em virtude do advento do cinema. A montagem encerrou uma quadrilogia baseada na pesquisa sobre o universo caipira e, ao mesmo tempo, impulsionou o interesse dos trabalhos sobre o universo circense. Esse espetáculo foi sucesso de público levando 3 mil pessoas à lona da Biblioteca Infantil.

O espetáculo “Uma viagem pela história do circo-teatro em Sorocaba” estréia no dia 21 de abril na Biblioteca Infantil e ficará em cartaz até 10 de junho, com 16 sessões gratuitas, sempre aos finais de semana. O projeto ainda contará com oficinas gratuitas de circo e teatro para crianças que serão realizadas em maio na Biblioteca Infantil e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Parque das Laranjeiras.

Tags: