Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/biblioteca-infantil-recebe-mais-de-40-pessoas-para-a-oficina-de-borda/
Acessado em: 19/05/2019 - 16h35

Biblioteca Infantil recebe mais de 40 pessoas para a Oficina de Bordado

Por: Joyce Souza - Programa de Estágio - Supervisão Secult

Mais de 40 pessoas participaram nesta quarta-feira (15) da Oficina de Bordado na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, localizada no Centro de Sorocaba. A aula gratuita faz parte do projeto “Conversa pra Boi Dormir”, que está ocorrendo na unidade neste mês de maio, dentro da programação das comemorações do Tropeirismo.

Na atividade, as oficineiras ensinaram a bordar um bornal, uma espécie de sacola que os tropeiros usavam para carregar ferramentas, alimentos, entre outros. Cada participante pode escolher sua própria arte.

“Quando os tropeiros saiam para comercializar, o que as mulheres ficavam fazendo? Elas ficavam cuidando da casa, dos filhos e tecendo seus artesanatos, principalmente o bordado livre”, comenta a artesã e voluntária do grupo “Bordado Livre Sorocaba”, Maria Regina Damião

A artesã e voluntária do grupo, Marinês Leme de Souza Pires de Almeida, comenta que na atividade não há espaço para qualquer tipo de preocupação. “Errou o ponto? Não tem problema! Aqui você pode errar. Estamos aqui para sermos felizes”, afirma.

Já contadora Maria Inês Teixeira de Carvalho Luiz participa pela primeira vez da oficina de bordado. “Eu vim para conhecer pessoas novas, para prestigiar o evento. Eu gosto de cultura também, sempre gostei desde a infância, e como trabalhei muito na minha vida, agora quero retomar à cultura, voltar ao regionalismo de Sorocaba e prestigiar o pessoal”, declara.

O projeto “Conversa pra Boi Dormir” é realizado pelo historiador sorocabano Sérgio Coelho de Oliveira, com produção de Angeles Paredes Toral e apoio do Centro de Estudos Históricos Caminhos das Tropas (CEHICAT), e foi viabilizado pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio do edital da Linc (Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba) em 2018.

O principal objetivo do projeto é divulgar e fomentar a cultura tropeira, que teve importante participação na história de Sorocaba. As atividades buscam trazer à tona a cultura do povo do interior, promovendo o conhecimento e a troca de experiência entre os sorocabanos.

De acordo com a Secult, a próxima oficina de bordado ocorrerá na quarta-feira (dia 22). Pessoas com idade a partir de 14 anos interessadas em participar devem se inscrever pelo telefone (15) 3231.5723, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As vagas são limitadas. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro.

 

Muito mais por Sorocaba!