Biblioteca Municipal dará início ao projeto Leiturando

Por: Secom Sorocaba

Iniciativa municipal visa estimular a contação de história

 

Neste mês de outubro, em razão da comemoração do Dia das Crianças (12 de outubro), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), dará início ao projeto Leiturando na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista. As atividades serão gratuitas e ocorrerão às terças, quintas e sábados, às 15h, voltadas a crianças até 10 anos de idade.

O objetivo da iniciativa municipal é promover contação de histórias com a participação de pais e filhos e, com isso, estimular que os adultos resgatem esse hábito com as crianças em casa. Além de incentivar o hábito pela leitura e transmitir conhecimento, a contação de história estimula a imaginação dos pequenos.

De acordo com o coordenador da Biblioteca Municipal, Gilberg Antunes, as atividades serão realizadas pelos funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria da Educação (Sedu), além de voluntários do programa Sorocaba Voluntária, realizado pela Secretaria de Cidadania e Participação Popular (Secid). Nas quintas-feiras, a ideia é levar a contação de história em escolas públicas e entidades, conforme solicitação. Para agendar, basta entrar em contato pelo telefone (15) 3228.1955.

 

Programação

Em cada edição será contada uma história diferente. Na terça-feira (2), na estreia do Leiturando, pais e filhos vão ouvir a história do livro “Não é uma caixa”, de Antoinette Portis. Quem nunca brincou dentro de uma caixa de papelão? É exatamente isto que faz o protagonista da história: solta a criatividade e embarca em infinitas aventuras a bordo desse objeto “banal”.

Já no dia 4 de outubro, será a vez do livro “Amigos”, da escritora sorocabana Silvana Rando, ser contada ao público. A obra fala da amizade e de muitas coisas que os amigos fazem. Eles se encontram em dias de sol ou de chuva, se divertem, inventam brincadeiras, brigam, choram, se aproximam, se separam. Mas nunca se esquecem.

No dia 6, quem for à Biblioteca Municipal vai ouvir a obra “Gatinho Perdido”, de Therezinha Casasanta, que conta a história de Lelinha, que estava chegando da escola quando viu o gatinho perdido. Ela sai em busca do verdadeiro dono do gato, mas ninguém sabia de nada. Após uma grande aventura, Lelinha terá uma ótima surpresa.

A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 16h50, e está localizada na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista.

 

Tags: