Biblioteca Municipal de Sorocaba é referência em estrutura e acessibilidade

Por: Thuanne Souza (Programa de Estágio)

Prédio conta com 33.500 volumes bibliográficos

 

A Biblioteca Municipal de Sorocaba “Jorge Guilherme Senger”, vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) da Prefeitura de Sorocaba, vem se tornando – cada vez mais – referência para a região – apesar do avanço digital – não só pelo seu acervo, como também pela acessibilidade e espaço físico disponíveis ao público.
Localizada no Alto da Boa Vista, ao lado da Prefeitura Municipal, a biblioteca tem 3 mil metros quadrados de área construída que comporta um acervo com 33.500 volumes bibliográficos, auditório para 100 pessoas, saguão para 2 exposições, sala de vidro para 40 pessoas e 5 salas de estudo, tudo oferecido gratuitamente à população, com exceção de cópias reprográficas que têm preço simbólico.
Inaugurada em dezembro de 2004, a biblioteca tem sua arquitetura elogiada e grande destaque pelos projetos que desenvolve, como por exemplo, o de acessibilidade para portadores de necessidade, mantendo um acervo com livros e áudio-livros em braile, linguagem utilizada pelos deficientes visuais. O material também serve de apoio aos diversos cursos de braile ministrados pelo servidor público Loniel Leal pela Secultur não só para educadores, mas também ao público em geral.
A Biblioteca também investe em outros projetos como o ‘Troca-Troca de Livros’, que acontece toda última sexta-feira de cada mês. Nesse dia, os leitores podem fazer a troca de livros de literatura, biografia e história em quadrinhos em bom estado. Não são aceitos livros didáticos. As informações sobre o projeto podem ser acessadas pelo site http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sexta-feira-e-dia-de-troca-troca-de-livros-na-biblioteca-municipal-2/.
Outros projetos são realizados como o “Encontro com o Autor” e “Contação de Histórias”.
O espaço também oferece um acervo abrangente em cada área do conhecimento, contando com obras de literatura nacional e internacional, desde livros populares a grandes referências literárias como Willian Shakespeare, Edgard Alan Poe, Balzac, Honoré de Balzak, Jorge Amado, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade entre tantos outros.
É nesse mesmo universo de boas histórias que também se encontram livros infantis, infanto-juvenis, adultos e técnicos (religião, psicologia, direito, educação, etc). Lá também podem ser encontradas obras de autores sorocabanos e de outros que encontraram por aqui inspiração para seus trabalhos literários.
O cidadão que visita a biblioteca tem livre acesso ao acervo e pode consultar os títulos disponíveis que já estão catalogados em computadores. O catálogo da biblioteca também está na internet e pode ser acessado pelo site: www.pmsorocaba.phlnet.com.br
Os 33 mil volumes bibliográficos que o acervo possui, com exceção de dicionários e obras de referência que estão disponíveis apenas para consulta local, podem ser emprestados para a população. Para maior controle e melhor atendimento, até dois livros podem ser levados para a casa por vez, com o prazo de 15 dias para devolução, que pode ser renovado. Os empréstimos são gratuitos, com multa de 50 centavos por dia e por livro em caso de atraso na devolução.
Para realizar o empréstimo, é necessário se tornar sócio e possuir uma carteirinha de identificação que é feita sem nenhum custo na própria biblioteca. Para isso, basta levar um documento de identidade, (RG ou certidão de nascimento), 1 foto 3×4 e um comprovante de endereço no nome do sócio ou de um parente.
” Nossa preocupação está em atender o munícipe da melhor forma possível. Nós temos um público que varia entre crianças da visita monitorada da escola, estudantes universitários e candidatos de concursos públicos, então nós tentamos estruturar o acervo para atender toda a demanda”, conta a Bibliotecária Flávia Tamborra.

A Biblioteca Municipal de Sorocaba está localizada à Rua Ministro Coquijo Costa, número 180, Alto da Boa Vista, ao lado do Paço Municipal, e atende de segunda à sexta das 8h às 16h50 e aos sábados das 13h às 16h50. Para fazer a carteirinha de sócio, cópias e utilizar a internet, o funcionamento é de segunda a sábado até as 16h30. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3228-1955.
A biblioteca ainda pode ser acessada pelo e-mail: bibliotecamunicipal@sorocaba.sp.gov.br e pelo Facebook @bibliosorocaba.

Tags: