Biblioteca Municipal está com duas novas exposições em cartaz

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

 

Quem for à Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, já pode conferir duas exposições gratuitas, frutos de trabalhos desenvolvidos com crianças e adolescentes de Sorocaba. Uma mostra é de desenhos e livros artesanais feitos por estudantes da E.M. “João Francisco Rosa”, da Vila Angélica. A outra exposição é de desenhos de alunos da oficina Desenhos Urbanos das unidades do Território Jovem (TJ) Jardim Ipiranga e Nova Esperança.

As exposições são realizadas pelas unidades municipais em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult) e permanecem em cartaz durante todo este mês de abril.

Intitulado Projeto “Pequenos inventores, grandes produções”, a ideia da exposição da E.M. “João Francisco Rosa” é dar visibilidade ao trabalho dos professores e alunos, mostrando aquilo que está sendo feito no campo da arte da unidade da Rede Municipal de Ensino. Com alunos de Educação Infantil, o trabalho é centrado na produção de desenhos, com os alunos do Ensino Fundamental, a ênfase é na produção de textos e suas respectivas ilustrações.

Na mostra, a população poderá conferir desenhos feitos a partir da apreciação de obras de artistas como o pintor brasileiro Candido Portinari (1903 – 1962), o russo Wassily Kandinsky (1866-1944) e a mexicana Frida Kahlo (1907 – 1954).

Uma das releituras foi feita a partir da obra “Quarto em Arles” (1888), do pintor holandês Vincent van Gogh (1853–1890). As crianças do 2º ano da escola confeccionaram maquetes utilizando massa de modelar a partir desta pintura.

Outro trabalho de destaque foi um estudo da pintora brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973) com alunos do 4º ano. Uma das obras da artista que mais chamou a atenção das crianças foi “Abaporu” (1928). Com isso a professora da turminha propôs a eles que deslocassem o personagem da obra para outro cenário qualquer e foi isso que eles fizeram, surgindo desenhos do Abaporu em cima de um avião e até sentado no galho de uma árvore.

Quem for ao local ainda poderá conferir a coletânea de textos dos alunos em livros artesanais, como “Histórias para rir, tremer e chorar”, “Baú da Imaginação”, “Plantadores de Histórias”, “Pequenos grandes artistas”, “Viagem ao mundo dos desenhos”, entre outros.

TJ Jardim Ipiranga e Nova Esperança

Já na exposição do Território Jovem, o público poderá conferir uma pequena amostra dos trabalhos de crianças e adolescentes, de 7 a 18 anos de idade, que participam das aulas de Desenhos Urbanos, com a artista plástica Flavia Aguilera.

Segundo a oficineira, estes desenhos recriam mundos particulares imaginados por cada um dos alunos, sendo, também, espelho do repertório que vivem. “Muitos pensam que o ato de desenhar e pintar é muito fácil, principalmente para crianças e adolescentes, porém há um longo caminho, um alicerce imenso em cada desenho, desde a escolha dos materiais, tipo de técnica e principalmente na criação e desenvolvimento das imagens criadas ou eleitas por eles para serem materializadas”, afirma.

“O maior desafio é encontrar a própria poética, que vai surgindo ao longo do tempo, na qual os personagens prontos vão deixando de ser a atração principal e o que fica é a exploração da imaginação, do inconsciente, abrindo espaço para a criação e do entendimento do que é um desenho”, explica Flavia Aguilera.

A oficina Desenhos Urbanos é gratuita e ocorre no TJ Nova Esperança às quartas-feiras, das 9h às 11h, e ainda há vagas. Para a inscrição os interessados devem levar RG e CPF e se inscrever na unidade, que fica na Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans, 15. O TJ Nova Esperança funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (15) 3217.2434.

Já no TJ Jardim Ipiranga a aula ocorre também na quarta-feira, mas das 15h às 17h. Os jovens interessados em participar da oficina devem procurar a unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e levar RG e CPF. O TJ Jardim Ipiranga fica na Avenida Elias Maluf, 1.080. Mais informações pelo telefone (15) 3228.6880.

A Biblioteca Municipal está localizada na Rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h50, e aos sábados, das 13h às 16h50. Mais informações pelo telefone (15) 3228.1955.

 

Tags:, , ,