Botânico terá horta e viveiro com caráter educativo

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Atividades com a população ocorrerá a partir do dia 10 de setembro, às quartas e sábados, das 9h às 11h

Na próxima semana, o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” vai abrir ao público seus dois novos atrativos com caráter educativo: uma horta e um viveiro de mudas. Com isso, a partir do dia 10 de setembro, a população sorocabana terá a oportunidade de atuar no plantio, na manutenção e na colheita das hortaliças, além de participar de oficinas, curso e palestras, num trabalho de educação ambiental e alimentar de forma interdisciplinar e vivenciada.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o projeto intitulado Horta Educativa tem como intuito fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura e do ambiente local e da promoção de hábitos alimentares saudáveis. A horta será um instrumento pedagógico para a compreensão da relação do ambiente e da alimentação, relacionando-os à saúde, à cidadania e à qualidade de vida.

O Jardim Botânico é um espaço educador ligado à natureza e ao cultivo de plantas e possui potencial de utilização pública. A implantação de hortas com a finalidade educativa será importante, inclusive, para o envolvimento da comunidade local e o desenvolvimento do espaço.

Atualmente observa-se que o hábito alimentar de grande parte da população brasileira vem se alterando e a industrialização dos alimentos e o aumento das propagandas de alimentos inadequados prejudicam a adesão a uma forma de alimentação saudável. As pessoas se distanciam cada vez mais da cultura e das questões ligadas aos recursos disponíveis e da preservação da natureza, reflexo também apontado pelo consumo alimentar inadequado.

Como vai funcionar

O espaço da horta educativa e do viveiro de mudas estará aberto à comunidade às quartas-feiras e aos sábados, das 9h às 11h. Três monitores estarão disponíveis para atender visitantes e voluntários interessados em atuar no plantio, na manutenção e na colheita.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, os participantes poderão colher os produtos, tendo acesso a verduras e legumes frescos, e vivenciar a produção de alimentos, gerando capacidade de desenvolvimento local e possivelmente realizando as práticas de aprendizagem em suas próprias residências.

O espaço da horta educativa no Jardim Botânico conta com uma área de cerca de 400 metros quadrados para o cultivo de hortaliças. Já o viveiro de mudas tem capacidade de produção de 7.800 mudas por ciclo, dependendo da espécie.

As atividades de plantio, manutenção e colheita serão semanais. Já as oficinas, cursos e palestras serão oferecidos mensalmente.

Mais informações pelo e-mail jardimeducador@gmail.com. O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.

Tags:, ,