Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal inicia nesta segunda-feira

Por: Bruna Barreto (Programa de Estágio) - Supervisão Marcelo de Almeida Júnior

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), deu início nesta segunda-feira (15) à Campanha de Prevenção e Detecção Precoce do Câncer Bucal. A ação acontece nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e vai até o dia 10 de maio.

No dia 04 de maio, sábado, acontecerá o “Dia D” em todas as UBSs de Sorocaba, que contarão com equipes de saúde bucal para efetuar consultas em quem passar pelas unidades.

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame clínico, caso apresente os sintomas da doença. Além disso, serão realizadas palestras de conscientização e orientações sobre o autoexame da boca. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Os indivíduos que apresentem alterações na mucosa, lesões que persistem por mais de 15 dias, fumantes, usuários de drogas ou álcool, são orientados a procurar imediatamente uma UBS. Caso seja identificado a doença, e dependendo da complexidade, a pessoa é encaminhada à Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf” para que realize o tratamento.

Para consultar o horário de atendimento e endereço das UBSs, basta acessar o link: http://saude.sorocaba.sp.gov.br/destaques/unidades-basicas-de-saude/.

Muito mais por Sorocaba!

Tags: