Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas teve início em Brigadeiro Tobias

Por: Secom Sorocaba

Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), deu início à Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas 2018, com uma exposição de animais taxidermizados (empalhados) da fauna da região. A atividade foi realizada, das 9h às 12h, na Casa do Cidadão Brigadeiro Tobias e atingiu em torno de 50 pessoas que passaram pelo local.

O objetivo da campanha educativa é diminuir os focos de queimadas e sensibilizar a população quanto aos problemas decorrentes a esta problemática. As queimadas se agravam nesta época do ano, pois corresponde ao período de estiagem, o que contribui muito para o tempo ficar ainda mais seco e consequentemente mais fácil de ocorrer focos de incêndios.

“A nossa ação teve início em Brigadeiro Tobias, que possui um alto índice de queimadas. A nossa ideia é orientar e sensibilizar os moradores sobre os riscos das queimadas, não apenas para a saúde, mas também para o meio ambiente”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

Para sensibilizar a população, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins utilizou como estratégia uma exposição de animais taxidermizados de algumas espécies que vivem na região e que sofrem com as queimadas urbanas, como o lobo guará, o veado-catingueiro, tatu-galinha, lobo-guará, coruja-buraqueira e o tamanduá-bandeira.

De acordo com a Sema, a campanha terá divulgação busdoor em linhas de ônibus que vão circular em todas as regiões de Sorocaba. Já as ações educativas serão realizadas nos bairros com maior incidência de queimada.

Para ajudar, a população deve fazer a sua parte denunciando uma ocorrência pelo telefone 193 (Corpo de Bombeiros). “Os munícipes também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada”, explica Jessé Loures. Além disso, é muito importante que os proprietários de terrenos mantenha-os limpos. A queimada é crime e a multa pode chegar a R$ 2.800.

 

Tags: