Campanha “Meu Tesouro, Meu Bebê” terá palestras para gestantes

Por: Mariana Campos – comunicacao@urbes.com.br

A Urbes – Trânsito e Transportes realizará na próxima semana palestras da Campanha “Meu Tesouro, Meu Bebê” para grupos de gestantes de unidades de saúde de Sorocaba. A USF Vila Barão receberá o evento na quarta-feira (16), às 11h. Já na quinta-feira (17), às 15h, será a vez da UBS Aparecidinha. A finalidade é alertar e orientar as futuras mamães sobre a importância da segurança dos pequenos nos veículos.

O objetivo da campanha da Urbes é chamar a atenção sobre a importância do uso do dispositivo de segurança correto para as crianças, conforme suas faixas etárias, pesos e tamanhos. A ideia é também fazer um apelo aos pais sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito para que as crianças deixem de ser vítimas fatais em acidentes pelo não uso da cadeirinha.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar crianças em veículo automotor sem a devida segurança estabelecida configura-se como infração gravíssima, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

 

Tipos de dispositivos de segurança

Para preservar a integridade física da criança durante o transporte em veículos, é importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao automóvel. Os pais devem ficar atentos às instruções do manual das cadeiras especiais para que o dispositivo seja instalado no veículo de forma correta.

Confira os tipos de dispositivos de segurança:

– bebê conforto ou conversível: de costas para o motorista (para crianças de até um ano de idade);

– cadeirinha: voltada à frente do veículo, na posição vertical (para crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos);

– assento de elevação: atrelado ao cinto de segurança de três pontos (para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio);

– cinto de segurança de três pontos: no banco traseiro (para crianças a partir de sete anos e meio).

Tags: