Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/campanha-on-line-para-escolha-do-nome-do-filhote-de-muriqui-no-zoo-en/
Acessado em: 12/12/2018 - 04h34

Campanha on-line para escolha do nome do filhote de muriqui do zoo encerra nesta sexta-feira

Por: Secom Sorocaba

Foto: Gilberg Antunes

Já no sábado (13), quem for ao zoo, poderá participar da votação presencial, que ocorrerá entre 12h e 15h. A divulgação do nome vencedor será feita às 15h30

A população pode participar da campanha on-line para ajudar a escolher o nome do filhote fêmea de muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides) que nasceu no ano passado no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” até esta sexta-feira (12). As opções são Açucena, Araçá, e Biribá, nomes que representam plantas da Mata Atlântica, bioma onde vivem a espécie. Para escolher o nome basta acessar a página oficial do zoo no Facebook (https://www.facebook.com/zooquinzinhodebarros/[1]) ou ainda o link: https://goo.gl/FEpVVp[2].

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental integra a programação de aniversário de 50 anos do zoo (20 de outubro). “O muriqui é o animal símbolo do nosso zoológico e queremos celebrar esse momento tão especial do parque envolvendo e sensibilizando a população sobre o animal e o importante e trabalho desenvolvido no zoo, que é da conservação de espécies ameaçadas de extinção”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures.

Os visitantes do zoo também poderão votar de forma presencial neste sábado (13), das 12h às 15h. A urna permanecerá em frente ao Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado no interior do parque. O nome mais votado será anunciado nesse mesmo dia, às 15h30, em frente ao recinto dos muriquis. Na mesma data e horário, quem estiver no zoo também poderá acompanhar a entrega de um “presente” para os bichos.

 

Sobre a espécie

O muriqui é o maior macaco das Américas e também é conhecido como mono-carvoeiro. O nome mono-carvoeiro foi dado porque o animal possui as mãos, os pés e a cauda pretos, assim como as pessoas que trabalham em minas de carvão.

São macacos que só existem na Floresta Atlântica do Brasil e uma das espécies de macaco mais ameaçada de extinção do mundo, com uma população total estimada em 1.300 indivíduos, de acordo com a IUCN (International Union for Conservation of Nature). Dentre as principais ameaças estão a destruição da floresta onde vivem, a caça e também o fato de que eles demoram muito para terem filhotes.

É um animal herbívoro, que só come folhas, frutos e flores. Quando comem os frutos, espalham as sementes pela floresta onde vivem, ajudando a fazer com que nasçam novas árvores. Uma característica marcante dos muriquis é fazerem um demorado abraço grupal, pois na natureza vivem em grupos bastante unidos.

 

Os muriquis do Zoo de Sorocaba

No Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” vivem cinco muriquis-do-sul. No ano passado, nasceu o quinto integrante do grupo, uma filhote fêmea que atualmente está com 1 ano e 2 meses de idade. Sua “mamãe” é a Mona, uma muriqui que já teve outra filhote fêmea que também faz parte do grupo que vive no zoo.

A Mona foi a primeira muriqui-do-sul do Zoo de Sorocaba. Ela chegou em 2003 após ser resgatada, ainda bebê, por um pesquisador no Parque Estadual de Carlos Botelho.

Na época ela foi encontrada abandonada no chão da mata e, se tivesse ficado lá, provavelmente teria morrido de fome ou teria sido comida por algum predador. Vale lembrar que o nascimento destes filhotes comprova o importante trabalho de conservação de espécies ameaçadas que é realizado pelo zoo de Sorocaba.

 

Serviço

 

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Endereço: rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (15) 3227.5454

Ingressos: R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade.

Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso. Além disso, alunos, professores e monitores das redes municipal e estadual de ensino público, com sede em Sorocaba, acompanhados pela escola; participantes de instituições assistenciais, com atuação social, cultural e ambiental são isentos de pagamento do ingresso de terça a sexta-feira.

 

Endnotes:
  1. https://www.facebook.com/zooquinzinhodebarros/: https://www.facebook.com/zooquinzinhodebarros/
  2. https://goo.gl/FEpVVp: https://goo.gl/FEpVVp