Campanha Outubro Rosa é celebrada na Prefeitura

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio) Supervisão: Neide Barbosa

Foto: Fernando Abreu

Por iniciativa da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) da Prefeitura de Sorocaba, foi realizada nesta terça-feira (2), a abertura da Campanha Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero. O evento teve o apoio da Secretaria da Saúde (Ses), do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, e contou com as presenças de convidados, secretários municipais e servidores públicos.

O evento foi aberto pela presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Lilian Crespo, Quem também marcou presença na cerimônia foi a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama do município, Lilian Crespo, que agradeceu o trabalho desenvolvido pela Liga. Lilian também reforçou a importância dos exames do câncer de mama, no intuito de prevenir a doença.

“Não custa nada realizar o autoexame mensalmente, com certeza ele é bem menos dolorido do que ter que enfrentar as dificuldades dessa doença. Peço a vocês que participem e lutem conosco. Se cada um fizer a sua parte, daremos cada vez mais passos rumo à cura e à prevenção do câncer de mama”, afirmou.

Para a secretária da Saúde, Marina Elaine Pereira, os números referentes aos exames ginecológicos e de mamografia apresentados pela pasta neste ano são expressivos, mas a secretaria ainda possui muitos desafios pela frente. “É um trabalho constante que temos que ter para sempre reduzir ao máximo as filas de espera por exames. Hoje, graças ao trabalho de toda minha equipe, conseguimos chegar cada vez mais perto do nosso objetivo”, completou a secretária.

Somente neste ano, a gestão do governo José Crespo realizou 56.756 consultas ginecológicas, nas 32 unidades básicas de saúde. Além disso, foram realizadas 11.675 mamografias, 1.539 ultrassonografias de mamas e 4.255 atendimentos no Ônibus Rosa, que realiza o atendimento itinerante a mulheres de todo o município. “Meu agradecimento especial vai para a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer que, neste ano, doou 800 exames de mamografias para mulheres que aguardavam nas filas dos postos de saúde. Essa doação ajudou a desafogar as listas de espera – de fato, uma grande ajuda ao nosso município”, agradeceu Marina.

Em um clima de muita emoção, duas funcionárias públicas deram depoimentos sobre a luta contra o câncer. A assistente social Taline da Cruz e a supervisora de área da central de leitos da secretaria da saúde, Bruna Gomes, dividiram com todos os presentes suas histórias de combate à doença. Ambas foram curadas graças a descoberta inicial dos nódulos, realizadas através de exames de prevenção.

“Passei por 4 cirurgias e hoje posso dizer que estou 100% curada, graças aos exames preventivos. A mensagem que quero deixar é para que as mulheres não tenham medo do câncer: ele é forte, mas é passageiro. Ele pode sim ser curado, e é nisso que devemos acreditar”, afirmou Taline.

A cerimônia de abertura da Campanha Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero contou com três apresentações de dança do casal Thiago e Bruna (ele é servidor público da Sedu), ambos do Stúdio Pé de Valsa, que escolheu diversas coreografias para homenagear as convidadas.

O dia mundial de combate ao câncer de mama é celebrado oficialmente no dia 19 de outubro, mês que foi escolhido para ser inteiro dedicado às campanhas de prevenção. Até o final do mês, a Prefeitura de Sorocaba estará homenageando as mulheres com uma iluminação na cor rosa, espalhada por todo o Paço Municipal.

Participaram as secretárias de Saúde (SES), Marina Elaine Pereira, de Planejamento e Projetos (Seplan), Mirian Zacarelli e a de Cidadania e Participação Popular (Secid), Suélei Gonçalves. Representando o grupo feminino do CPI7, a tenente-coronel Georgia Mendes também esteve presente na celebração.

Tags:, ,