Capacitação sobre animais sinantrópicos foi no Pq. da Água Vermelha

Por: Bia Negrão

A Prefeitura de Sorocaba, por meio de uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins e a Secretaria da Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira (25), uma capacitação para aproximadamente 20 funcionários e estagiários que atuam nos parques da cidade.

A divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde promoveu uma palestra formativa para a equipe da Área de Educação Ambiental, levando informações sobre os principais animais sinantrópicos encontrados no meio urbano, bem como os demais animais que vivem ou são atraídos pelo lixo e que podem comprometer a saúde da comunidade e a qualidade do ambiente. Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, mas diferem dos animais domésticos, pois podem transmitir doenças, causar agravos à saúde do homem ou de outros animais.

O biólogo do setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, Fabiano Demétrio Zequetto, explicou que esses animais são atraídos pela falta de cuidado das pessoas em suas casas, quando deixam restos de alimentos expostos, depósito de resíduos de construção, como tijolos, inservíveis e lixo em geral. “As sobras de alimentos e entulhos atraem ratos, escorpião amarelo (que de reproduz muito por partenogenese – não precisa do macho), baratas, caramujo africano entre outros. Eles podem trazer sérios riscos à saúde! As pessoas precisam ter um cuidado em manter os ambientes livres de entulhos e sujeira”, alertou Fabiano.

De acordo com o secretário, Jessé Loures, este treinamento é importante para que a equipe de Educação Ambiental, em conjunto com a equipe da Zoonoses, esteja apta para atuar em ações educativas que envolvam este tema.

Para a educadora ambiental do Parque da Água Vermelha, Viviane Rachid, a capacitação é sempre muito interessante e serve também como um lembrete para questões simples e importantes como, por exemplo a vistoria para evitar os criadouros do mosquito da Dengue.

 

Tags: