Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/capela-da-santa-casa-e-tombada-como-patrimonio-historico/
Acessado em: 19/07/2019 - 05h55

Capela da Santa Casa é tombada como patrimônio histórico

Por: Esdras Felipe Pereira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

O prédio da capela da Santa Casa de Misericórdia tornou-se patrimônio histórico da cidade, a partir do decreto 22.502, publicado no Jornal “Município de Sorocaba” desta sexta-feira (16). O tombamento em caráter definitivo, com Grau de Preservação 1 (GP1), determina que a preservação da edificação seja integral. Prevê, ainda, que o imóvel deve ser utilizado para funções compatíveis com as de sua construção.

O GP1 se aplica aos bens imóveis de alto valor histórico, arquitetônico e ambiental. Segundo o texto publicado no órgão oficial do poder público local, o tombamento foi proposto pela resolução 321, de 20 de dezembro de 2011, do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP).

No decreto, assinado pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio, é citado que o tombamento, entre outros pontos, considera “a necessidade de defesa do Patrimônio Histórico e Cultural da comunidade Sorocabana, representada por seus elevados valores arquitetônicos”.

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba fica na Avenida São Paulo, 750, e completou 213 anos de fundação em 2016.

__________________________________________________________