Carandá terá UBS funcionando das 7h às 19h

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

Sorocaba passará a contar com 32 Unidades Básicas de Saúde a partir da primeira semana de abril com a inauguração da UBS Jardim Carandá. A Secretaria da Saúde está finalizando os preparativos para a abertura da nova unidade, que já começará funcionando em jornada completa, das 7h às 19h. O atendimento será destinado aos novos moradores do Residencial Carandá e também à população dos bairros Jardim Altos do Ipanema e Caguaçu, totalizando aproximadamente 5 mil famílias e uma estimativa de 20 mil habitantes.

“Temos trabalhado com prioridade de forma a garantir toda estrutura necessária para o início dos atendimentos no dia 03 de abril, recepcionando os moradores naquela que será uma das maiores unidades de saúde da rede municipal”, salienta o secretário da Saúde, Rodrigo Moreno. O prédio da UBS Carandá está localizado no número 245, da Rua Projetada 6 e tem 1.068,72 metros de área construída.

No local serão ofertados atendimentos de atenção básica nas áreas de saúde do adulto, da criança e da família, para cerca de duzentos pacientes por dia. Os atendimentos serão de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, enfermagem e odontologia. Todos os pacientes que buscarem a UBS passarão por um acolhimento para avaliação de risco e encaminhamento ao serviço adequado.

A construção é adequada aos critérios de acessibilidade contando com rampa e piso tátil na entrada e sanitários feminino e masculino adaptados. A obra tem dois consultórios de saúde bucal, dois de ginecologia, dois de pediatria, quatro de clínica médica, salas de curativo, inalação, emergência e medicação, coleta, puericultura, vacina, saúde mental, sala para trabalhos de grupo e reuniões, sala da coordenação, sala de digitação, recepção, sala de pós consulta, arquivo, farmácia, sala de distribuição de leite, almoxarifado, sanitários normais e adaptados, vestiários, cozinha, lavanderia e demais espaços de apoio.

Tags:, ,