CEA Rio Sorocaba comemora seu 1º aniversário com atividades especiais

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Oficinas ambientais com quatro temáticas diferentes, visita monitorada, plantio e doação de mudas fazem parte da programação

Para comemorar um ano de existência do Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba), celebrado nesta terça-feira (dia 22), a Prefeitura de Sorocaba realizará uma série de atividades educativas no local. Ao longo do dia, entre 8h e 16h30, os sorocabanos poderão retirar gratuitamente mudas de árvores de espécies nativas e frutíferas, além de participar de oficinas ambientais, visita monitorada e plantio de árvores às margens do rio Sorocaba.

Organizadas pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), as ações ainda fazem parte da programação comemorativa o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água, também lembrados nesta data.

Durante todo o dia quem for ao local poderá participar de visitas monitoradas no CEA Rio Sorocaba e conferir, por exemplo, uma maquete topográfica do rio Sorocaba no perímetro urbano de Sorocaba e Votorantim que mostra o percurso do manancial e seus afluentes, desde a Represa de Itupararanga até o Parque São Bento.

Outro atrativo do espaço é um grande painel contando a história do rio Sorocaba desde a época de fundação da cidade, em 1654, até os dias de hoje. O visitante conhecerá realizações como o Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, iniciado em 2004 pela administração municipal. O CEA Rio Sorocaba também abriga um diorama da flora local e alguns exemplares taxidermizados (empalhados) da fauna que habita o rio, como o cascudo, cará, traíra, lontra, ratão-do-banhado, biguá, anu-branco, frango-d’água e a garça-branca.

Espalhadas pelo gramado no entorno do CEA, placas educativas que reúnem informações sobre o Rio Sorocaba, o Parque Linear, os Refúgios da Biodiversidade, o Tratamento de Esgoto, a Despoluição do Rio Sorocaba, os Corredores de Biodiversidade, a Mata Ciliar, as Aves do Rio Sorocaba e os Peixes do Rio Sorocaba, também informam ao cidadão.

Já às 14h, será feito um plantio de 40 mudas de árvores de espécies nativas com a participação de 40 alunos do 4º ano da Escola Municipal “Izabel Ferreira Coelho”, de Votorantim. Os exemplares arbóreos serão plantados no entorno do CEA Rio Sorocaba. Ao mesmo tempo, 15 crianças e adolescentes do Clube Ecológico do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” vão plantar árvores na Avenida Reverendo José Manoel da Conceição, em frente à Concessionária Águas de Votorantim, em Votorantim.

A ação intermunicipal tem como objetivo recuperar as margens do rio Sorocaba. Durante o plantio, os alunos de Votorantim terão a oportunidade de participar das oficinas educativas e conhecer o Centro de Educação Ambiental.

Oficinas ambientais

Ao longo do dia, a Secretaria do Meio Ambiente promoverá quatro oficinas ambientais gratuitas: oficina de fantoches com resíduos flutuantes e contação de histórias; oficina de Horta Medicinal Vertical, oficina de Bolas de Semente e oficina de Observação de Aves.

Na oficina de Horta Medicinal Vertical, a população aprenderá a criar um jardim de plantas medicinais para ser cultivado em pequenos espaços. As plantas medicinais contribuem para a biodiversidade, especialmente para as abelhas, já que produzem flores apreciadas por estes insetos. Além disso, valorizam o conhecimento tradicional sobre estas espécies. A atividade ocorrerá pela manhã, das 10h às 11h, e à tarde, das 13h30 às 14h30.

Na oficina de Fantoches, as pessoas aprenderão a construir os bonecos utilizando embalagens plásticas, material muitas vezes descartado incorretamente nas vias públicas e arrastados pelas chuvas para o leito do rio. O horário da oficina será das 9h às 10h e das 15h às 16h.

Outra oficina oferecida pela Secretaria do Meio Ambiente durante todo o dia será a de Bolas de Semente, que trata de maneira lúdica e participativa o processo de recuperação florestal. Nas bolotas são adicionadas sementes que serão dispersadas às margens do Rio Sorocaba.

A população que for ao local poderá ainda participar de uma oficina de observação de aves, que será realizada o dia todo. A atividade visa apresentar, de maneira criativa, os princípios da observação de aves, além de promover a observação de pássaros às margens do rio Sorocaba.

Para participar de todas as atividades, basta comparecer ao local no momento da atividade e se inscrever.

Doação de mudas

E quem quiser plantar árvores em quintais ou calçadas e ajudar na arborização urbana do município, poderá pegar gratuitamente até duas mudas no CEA Rio Sorocaba. Nessa semana, a Prefeitura de Sorocaba disponibiliza as espécies aroeira-salsa, pau-ferro, jacarandá-mimoso, hibisco, pitanga e amora.

As espécies frutíferas, como a amora e a pitanga, são ideais para o plantio em quintais. Já o jacarandá-mimoso, pau-ferro e a aroeira-salsa podem ser plantados nas calçadas. O único cuidado é que o jacarandá e o pau-ferro devem ser plantados em local sem fiação elétrica, por causa da altura que podem atingir.

Sobre o CEA Rio Sorocaba

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba tem como objetivo principal promover ações, projetos e atividades educativas com foco na preservação e recuperação do rio Sorocaba, considerando os princípios norteadores da sustentabilidade, promover práticas sensibilizadoras numa perspectiva socioambiental, que associem a qualidade de vida, ação cidadã e manejo sustentável dos recursos naturais.

Desde sua inauguração foram realizados mais de 6 mil atendimentos aos munícipes de Sorocaba e região, oferecendo diversas atividades, como visitas monitoradas, exposições educativas, plantios sociais, expedições pelo rio Sorocaba, entre outras, com foco na aproximação da população a este importante rio que dá nome a nossa cidade.

O CEA Rio Sorocaba está localizado na Avenida Dom Aguirre, às margens do rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e, aos sábados, das 9h às 13h.

 

Tags:, ,