CEA Rio Sorocaba recebeu visita especial de alunos da rede municipal

Por: Secom Sorocaba

Em torno de 60 pessoas, entre alunos e professores do 6º ano da E.M. “Prof. Leonor Pinto Thomaz”, participaram na manhã desta quinta-feira (22) de atividades especiais no Centro de Educação Ambiental Rio Sorocaba (CEA Rio Sorocaba). Eles fizeram uma visita monitorada pelo espaço, conheceram alguns animais que habitam o rio Sorocaba, participaram de uma oficina de bolas de semente e ainda puderam conhecer como é feita a análise da água do rio.

Promovidas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), as atividades ocorreram em comemoração aos três anos de existência do CEA Rio Sorocaba e também fizeram parte da programação da Semana da Água, que celebra o Dia do Rio Sorocaba e o Dia Mundial da Água (22 de março). “O nosso objetivo é, através das nossas atividades, sensibilizar e estimular a proteção dos corpos hídricos da região”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures.

Na visita monitorada ao CEA Rio Sorocaba, o público pôde conhecer aspectos do principal manancial da cidade, por meio de uma maquete topográfica e um painel que conta toda a história do rio Sorocaba.

Num dos espaços do gramado no entorno do Centro de Educação Ambiental foi montada uma exposição com animais taxidermizados do rio Sorocaba. No local, educadores ambientais mostravam a fauna local e suas principais características e curiosidades. Entre os animais estavam o socó-dorminhoco, irerê, biguá, carcará e o ratão-do-banhado. Na sequência, após conferir a exposição, as crianças e adolescentes eram levados à oficina de observação de aves. Utilizando binóculo cedido pela Secretaria do Meio Ambiente, elas observaram alguns pássaros no local.

Na oficina de Bolas de Sementes, os garotos e garotas escolhiam uma das espécies de árvores disponíveis, como pau-viola, dedaleiro, urucum, ipê-branco, araçá-amarelo, e colocavam as sementes numa bola feita com argila. Ao final, cada um jogou a sua bola às margens do rio Sorocaba para que elas germinem. Com a chuva, a argila vai dissolver e a semente vai brotar e crescer, contribuindo com a mata ciliar.

Já a equipe de Educação Ambiental do Saae  montou um pequeno laboratório na área externa da unidade, onde demostrou às crianças análises da água, escala de ph, indicadores de ácido e base e alguns experimentos em geral.

O CEA Rio Sorocaba está localizado na avenida Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo Sorocaba. Mais informações pelo telefone (15) 3238.2366.

 

 

 

 

  • 1 (233.01 KB)
  • 2 (189.02 KB)
  • 3 (140.09 KB)
  • 4 (107.89 KB)
  • 5 (187.23 KB)
  • 6 (210.61 KB)
  • 7 (240.21 KB)

Tags: