Central 156 centraliza solicitações via telefone à Ouvidoria da Saúde

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

A Central de Atendimento 156 da Prefeitura de Sorocaba está centralizando o recebimento de solicitações, via telefone, à Ouvidoria Geral da Saúde. Com isso, os telefones (15) 3238.2526 e (15) 3238.2520 deixaram de funcionar. A mudança, que começou a ser implementada em fevereiro e passa a ser efetivada com o início do mês de março, tem como objetivos unificar os meios de comunicação existentes na Administração Municipal e qualificar os relatórios gerenciais das chamadas, a fim de evitar duplicidade de registros e diminuir o tempo de resposta ao munícipe.

“Os profissionais do sistema 156 fazem uma triagem das demandas registradas (por telefone e e-mail) e encaminham para a Ouvidoria da Saúde, que continua responsável pelo acompanhamento e fiscalização dessas manifestações, até a sua conclusão”, explica o ouvidor da Secretaria da Saúde Eduardo H. Abe Naloto.

Ele lembra, ainda, que a Ouvidoria da Saúde mantém o atendimento às demandas presenciais de cidadãos que vão até o Paço Municipal, no andar térreo, onde funciona a sala de atendimento do setor. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As outras formas de contato são pela internet, via Central de Atendimento (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento ) ou por carta.

A Ouvidoria

A Ouvidoria da Saúde é um canal democrático de articulação entre o cidadão, que exerce o seu papel no controle social, e a gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados via Sistema Único de Saúde (SUS). Somente em 2015, o setor acompanhou e concluiu 6.392 manifestações feitas pelos munícipes.

Via Ouvidoria, é possível denunciar (indicar indício ou irregularidade) na administração ou no atendimento por entidade pública ou privada de saúde, reclamar (relatar insatisfação em relação às ações e aos serviços de saúde, sem conteúdo de requerimento), solicitar (requerer atendimento ou ter acesso às ações e aos serviços de saúde), perguntar (instrução ou ensinamento relacionado à saúde), elogiar (demonstrar satisfação ou agradecer por um serviço prestado pela Rede Municipal de Saúde) e sugerir (propor ação considerada útil à melhoria do sistema de saúde).

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