Centro de Referência em Educação realiza formação sobre ciberativismo para professores da Rede Municipal

Por: Bruno Rodrigues

O Centro de Referência em Educação realizou, no último dia 26, uma formação de estudos avançados para um grupo de professores da rede municipal. A palestra sobre ciberativismo foi realizada pela supervisora de ensino Prof. Doutora, Sônia Piaya Marinho Munhos.

A palestrante tratou sobre ativismo digital em educação e a produção de Inteligência Coletiva na Internet. Tema que visa contribuir para as discussões sobre letramento digital, desenvolvimento do pensamento crítico e gerenciamento do conhecimento pessoal na internet.

A tese intitulada “Ciberativismo e Inteligência Coletiva: uma nova perspectiva para formação de professores (as)” despertou a reflexão nos profissionais da educação para a qualidade e conhecimento na participação no ativismo digital em meio a comunidade escolar.

A Prof. Dra. Sônia Piaya pontua que a participação destes agentes na rede demandam de habilidades importantes, tais como a ciência da relevância do “curtir” e “compartilhar”, checagem de fontes, organização das informações por categorias, entre outros. “Os estudantes das escolas de educação básica também podem ser orientados sobre os usos da rede de computadores conectados de forma crítica e ética, ao aumentar a reflexão sobre os processos cognitivos que a internet proporciona”, conclui.

Tags: