Cerca de 1.500 pessoas participaram de ações ambientais no Centro

Por: Bruna Bernardini (programa de estágio)

Em torno de 1.500 pessoas participaram nesta sexta-feira (23) de uma ação especial da Prefeitura de Sorocaba na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, com doação de mudas de árvores e exposições.

Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, as atividades integraram a programação da Semana da Água, promovida em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para celebrar o Dia Mundial da Água e o Dia do Rio Sorocaba (22 de março).

Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, em principal a água, foram realizadas exposições de animais taxidermizados (“empalhados”) que habitam o rio Sorocaba e uma exposição sobre o descarte correto de bitucas de cigarros, esta última realizada pela Poiato Recicla.

Além disso, 600 mudas entre espécies de goiaba, a gabiroba, o ipê-branco e o ipê-roxo foram distribuídas gratuitamente ao público. Além de ganhar um exemplar, as pessoas foram orientadas sobre as espécies arbóreas, bem como os procedimentos para o plantio, além de obterem informações sobre a biodiversidade do rio Sorocaba.

A arborização contribui com o microclima da região, aumentando a umidade relativa do ar e propiciando uma temperatura mais amena nos dias de calor intenso. Outro benefício é a preservação da biodiversidade de espécies como pássaros e insetos, que oferecem uma melhoria direta ao ecossistema.

  • 1 (202.56 KB)
  • 2 (112.71 KB)
  • 3 (196.42 KB)

Tags: