CEU das Artes receberá atrações gratuitas do Teatro a Bordo

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Cortejo, oficinas e espetáculos teatrais fazem parte da programação

 

Os artistas do Projeto Teatro a Bordo, de Santos (SP), levarão nesta sexta e sábado (dias 20 e 21) atrações gratuitas ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, no Parque das Laranjeiras. Um dos diferenciais da trupe é que em vez de encenar os espetáculos num palco comum, eles ocorrerão num caminhão-contêiner – todo iluminado a energia solar –, que permanecerá estacionado no espaço público. As atividades são abertas ao público.

Apresentada pelo Instituto CCR e patrocinado pela CCR ViaOeste, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Teatro a Bordo é uma realização da BERTHI Produção e Arte e Ministério da Cultura, com apoio da J. Leiva Cultura & Esporte e a Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Cultura (Secult), Educação (Sedu), Desenvolvimento Social (Sedes) e Esporte e Lazer (Semes).

Considerado o primeiro teatro móvel solar do Brasil, o projeto tem oito anos de estrada e foi visto por mais de 350 mil espectadores, em aproximadamente 170 cidades do País.

Inspirados nas trupes da commedia dell’arte, que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias.

 

Programação

O Teatro a Bordo trará a Sorocaba atividades gratuitas, como oficinas educativas, visitas a escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. A programação diversificada traz personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de uma mensagem de sustentabilidade.

As atividades não vão se restringir apenas ao CEU das Artes, onde o contêiner-teatro ficará estacionado. Na sexta-feira, das 9h às 16h30, a trupe de artistas realiza um cortejo em escolas e ruas do bairro, para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas. Pela manhã, eles passarão pela EM “Profª Darlene Devasto”, no Jardim Atílio Silvano. À tarde, a trupe segue rumo à EM “Prof. Paulo Fernando Nóbrega Tortello”, no Parque das Laranjeiras. Já às 17h, o cortejo segue pelas ruas convidando os moradores, até o CEU das Artes.

Ainda no primeiro dia, das 15h30 às 17h, o Teatro a Bordo realizará uma oficina de Bonecos Brincantes no CEU das Artes. De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis, como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina. Para participar, não é necessário se inscrever, basta comparecer ao local.

No sábado, às 15h30, será realizada mais uma edição da oficina de Bonecos Brincantes no CEU das Artes. Em seguida, às 17h, o contêiner se transforma em palco para a apresentação da peça “Embornal de Histórias”, na qual dois contadores de histórias se encontram e dividem suas experiências de viagens pelo mundo. A tradição oral em primeiro plano conta ainda com narração de contos recolhidos por Câmara Cascudo.

Na sequência, às 18h15, um grupo teatral da cidade se apresenta no local. Para encerrar a programação, às 19h30, o público poderá conferir o espetáculo “De sol a sol”. Em um misto de ficção e realidade, a peça teatral conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares.

 

Sobre o Instituto CCR

O Instituto CCR é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014, com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR, como a CCR ViaOeste.

 

DIA 20 DE MAIO – sexta-feira (A chegança dos artistas)

9h às 16h30 – CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NAS ESCOLAS

15h30 às 17h – Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES NA PRAÇA

17h – CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS NA PRAÇA

 

DIA 21 DE MAIO – sábado (As apresentações na praça)

15h30 – Oficina-Intervenção BONECOS BRINCANTES

17h – Teatro EMBORNAL DE HISTÓRIAS

18h15 – Apresentações dos artistas da cidade

19h15 – Vídeo

19h30 – Teatro DE SOL A SOL

 

Serviço:

CEU das Artes

Rua Washington Pensa, s/nº – Parque das Laranjeiras

Gratuito

contêiner montado_Teatro a Bordo_ foto de Toto Cottone contêiner_Teatro a Bordo_foto de Toto Cottone (leve) De Sol a Sol_Toto Cottone Embornal de Histórias _Grupo Teatro Aberto_foto de Beatriz Borges

Tags:, ,