CEU das Artes será inaugurado neste sábado

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O prefeito Antonio Carlos Pannunzio inaugura neste sábado (dia 5), às 10h, o Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes, no Parque das Laranjeiras. O novo espaço público vai reunir atividades culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, inclusão digital e serviços socioassistenciais.

Administrado por um grupo gestor que envolve as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), da Cultura (Secult) e de Esportes e Lazer (Semes), o CEU das Artes tem o objetivo de promover a cidadania num território de vulnerabilidade social do município, buscando a integração das políticas nacional, estadual e municipal de cultura, esporte, assistência social, justiça e trabalho.

A implantação do espaço teve início em agosto de 2013 e contou com recursos do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento foi de R$ 3,5 milhões. “Este novo espaço vai oferecer mais qualidade de vida aos moradores da região do Parque das Laranjeiras. Será uma grande conquista para toda a comunidade da Zona Norte de Sorocaba”, destaca a vice-prefeita Edith Maria Di Giorgi.

Com uma área de sete mil metros quadrados, a unidade conta com salas de atividades/multiuso; biblioteca com telecentro (Centro de Inclusão Digital); cineteatro com 130 lugares; e Praça de Esportes com pista de skate, quadra poliesportiva, playground, equipamentos de ginástica e pista de caminhada.

O CEU das Artes também abriga o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que já existia no Parque das Laranjeiras atendendo cerca de quinze mil famílias da região, e apenas foi transferido para o Centro de Artes e Esportes Unificados em setembro deste ano. O atendimento na unidade é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe formada por dois assistentes sociais, um psicólogo e um coordenador, além de quatro técnicos de nível médio: dois agentes sociais e dois técnicos administrativos.

O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, s/nº, no Parque das Laranjeiras.

Mobilização social

Uma das ações realizadas pela Prefeitura de Sorocaba durante a construção do CEU das Artes foi a Mobilização Social – atividade prevista no processo de implantação desse novo equipamento – que teve como objetivo garantir o envolvimento da comunidade local durante o processo de implantação do equipamento. A ação visou a potencialização do uso e a sustentabilidade da unidade, além de fortalecer o pleno funcionamento das atividades no local. Para isso, foram realizadas reuniões e oficinas com a comunidade.

No dia 29 de outubro foi publicado no jornal Município de Sorocaba o decreto que nomeou os 24 integrantes do Grupo Gestor do CEU das Artes para o biênio 2015/2016. O grupo é formado por dez representantes do Poder Público municipal (Secretarias de Cultura; de Desenvolvimento Social; de Esportes e Lazer; de Serviços Públicos; e de Governo e Segurança Comunitária), quatro da sociedade civil e dez da comunidade, entre titulares e suplentes. O trabalho é voluntário, exigindo o compromisso e dedicação junto à comunidade.

Tags:, , ,