CEU das Artes terá oficina gratuita de Corte e Costura

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A Prefeitura de Sorocaba vai oferecer, de 6 de maio a 29 de julho, uma oficina gratuita de Corte e Costura no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, no Parque das Laranjeiras. O curso é básico e estará disponível a pessoas com mais de 16 anos de idade, às sextas-feiras, em dois períodos: pela manhã, das 8h30 às 11h30, e à tarde, das 13h às 16h.

Administrado por um grupo gestor que envolve as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), da Cultura (Secult) e de Esportes e Lazer (Semes), o CEU das Artes visa promover a cidadania num território de vulnerabilidade social do município, buscando a integração das políticas nacional, estadual e municipal de cultura, esporte, assistência social, justiça e trabalho. O espaço reúne atividades culturais, esportivas e de lazer, além de formação e qualificação para o mercado de trabalho, inclusão digital e serviços socioassistenciais.

A oficina de Corte e Costura será realizada pelo Centro Cultural Quilombinho, entidade social de Sorocaba voltado à valorização da Cultura Negra. A capacitação será possível graças ao Projeto Escola de Moda, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo à entidade. A iniciativa promove a qualificação profissional e capacitação de agentes multiplicadores junto a lideranças comunitárias e entidades sociais, em São Paulo (SP), e em parceria com os Fundos Municipais e entidades sociais, no interior do Estado.

De acordo com a oficineira Elaine de Souza, do Quilombinho, ela foi capacitada há cerca de dois anos pelo projeto para ser uma agente multiplicadora.

Durante os três meses de aula, os alunos vão aprender o passo a passo de corte e costura. “Eles vão traçar o molde e, na máquina de costura, vão aprender a fazer bolsa, punho e gola de camisa, saia, shorts, camiseta, tudo isso utilizando malha e pano cru”, conta Elaine. “Vai ser ótimo, pois pode gerar renda à comunidade”, garante a professora.

Para a realização da oficina, serão disponibilizadas cinco máquinas de costura na Sala Multiuso do CEU das Artes, que a entidade ganhou do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, e todo o material necessário para a aula, como tecido, linha, tesoura, papel, entre outros. “O aluno não precisa trazer nada, só a vontade de aprender para seguir em frente e futuramente trabalhar na área”, afirma Elaine.

Segundo a Secretaria da Cultura, serão disponibilizadas 10 vagas para cada turma, totalizando 20. As inscrições poderão ser feitas de 15 a 29 de abril, das 9h às 16h, na Biblioteca do CEU das Artes, que está localizado na Rua Washington Pensa, s/nº, no Parque das Laranjeiras. Mais informações pelo telefone é (15) 3221.9917.

2015-12-05, Inauguração do CEU ft Emerson Ferraz 938

 

Tags:, , ,