Cidades conhecem zoneamento da 1ª Pesquisa Origem-Destino da RMS

Por: Neide Barbosa

 

Os municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) conheceram nesta terça-feira (5) as diretrizes da primeira Pesquisa Origem-Destino (OD) da região que será realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – SA (EMTU/SP), responsável pelo transporte intermunicipal. O encontro aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) com representantes de 15 cidades da região.

O evento foi organizado pela EMTU com apoio da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Sorocaba, e teve a participação do secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura, Luiz Alberto Fioravante. Já a EMTU foi representada pelo gerente regional em Sorocaba, Edson Thomaz Zilião.

O levantamento dos dados servirá de base para o desenvolvimento futuro de estudos e ações que visem melhorias nos serviços de transporte público entre esses municípios.

De acordo com a EMTU, a pesquisa incluirá entrevistas sobre deslocamentos diários da população local com o objetivo de identificar as principais características de viagens intermunicipais, peculiaridades socioeconômicas, os motivos para a locomoção entre as cidades, entre outros aspectos.

Segundo Paulo Rogério de Leão da Rocha, responsável técnico pela pesquisa, “todo o processo seguirá em várias fases, sendo a primeira já no início de 2018 com o planejamento da pesquisa que envolve vários critérios. Na segunda fase, passaremos à execução da pesquisa propriamente dita com o levantamento domiciliar e em pontos estratégicos das cidades”, explicou, ressaltando que trata-se de um trabalho que só deve ter os primeiros resultados a partir de 2019.

A proposta de zoneamento apresentada aos municípios da RMS foi desenvolvida pela Empresa Paulista de Planejamento (Emplasa), instituição também responsável pelo planejamento da pesquisa.

A EMTU, controlada pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), gerencia a operação de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Sorocaba desde outubro de 2014. Atualmente, as 81 linhas que circulam transportam diariamente mais de 53 mil passageiros. Dentre as cidades estão Itu, São Roque, Boituva, Iperó, Araçoiaba da Serra, Piedade, entre outras.

Conforme o secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura de Sorocaba, Luiz Alberto Fioravante, “há uma grande preocupação da administração pública no que diz respeito ao ordenamento da mobilidade urbana, considerando que Sorocaba é a referência para 27 municípios da região”, disse, lembrando que essas linhas intermunicipais têm Sorocaba como ponto de partida/chegada.

Além disso, Fioravante destaca que o governo municipal vem trabalhando para a concretização do BRT (Bus Rapid Transit) ou Transporte Rápido por Ônibus e pelo VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos, sistemas que necessitam de um maior ordenamento e integração dos serviços públicos de transporte.

 

 

Tags:,