Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/cinco-ubss-abrem-neste-sabado-2/
Acessado em: 18/10/2017 - 16h44

Cinco UBSs abrem neste sábado

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

Cinco Unidades Básicas de Saúde de Sorocaba abrem especialmente neste sábado, dia 08, para atendimento à população. Estarão funcionando as UBSs da Vila Haro (08h às 14h), Vila Barão (8h às 17h), Cerrado (7h às 13h), Parque das Laranjeiras (8h às 17h) e Conjunto Ana Paula Eleutério – Habiteto (8h às 14h). O objetivo da abertura é dar oportunidade aos usuários que não conseguem comparecer às UBSs durante a semana.

Na Vila Haro serão oferecidos serviços como vacinação, exames, coletas de papanicolau e agendamento de mamografias, atendimento de planejamento familiar, curativos e medicações. Também haverá consultas médicas com clínico geral e pediatra e atendimentos odontológicos esses já agendados com antecedência. A UBS Vila Haro fica na Rua Aristides Silva Lobo, nº 379.

Já a UBS da Vila Barão fará uma ação especial para coletas de exames de papanicolau já agendados pela equipe de agentes comunitárias de saúde e também para atender a quem comparecer na unidade precisando desse serviço. Haverá uma pausa nos atendimentos das 12h às 13h e também está prevista uma palestra sobre auto-exame de mamas. A unidade fica na Rua Afonso Muraro, 41.

Já na UBS Cerrado, localizada na Rua Visconde do Rio Branco, 885, haverá coleta de papanicolau e pesagem para crianças inscritas no Programa Bolsa Família. Também haverá algumas ações administrativas,  organização de guias e organização de prontuários.

Na UBS Laranjeiras e USF Habiteto serão realizadas aferição da pressão arterial e glicemia, orientações e aconselhamentos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Planejamento Familiar, pesagem de beneficiados do Bolsa Família, coleta de papanicolau e consultas médicas agendadas. Apenas pela USF Habiteto, serão realizadas visitas em domicílios das agentes comunitárias para remoção de criadouros do mosquito da dengue e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C. A unidade do Habiteto fica na Avenida Itavuvu, nº 7000 e o endereço da UBS Laranjeiras é Rua Sônia Bernuncio, 24.