Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/clube-de-bicicross-atrai-jovens-tambem-por-seu-projeto-social/
Acessado em: 19/10/2018 - 07h35

Clube de Bicicross atrai jovens também por seu projeto social

Por: Gabriel Fernando (programa de estágio)

Foto: Adriana Massa

O Clube Sorocabano de Bicicross, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), vem realizando o projeto “Integrar pelo Esporte” no Centro Esportivo “André Matiello”, em Pinheiros. Além da prática esportiva, a iniciativa oferece a crianças e adolescentes da cidade a oportunidade de desenvolverem o senso de solidariedade, amor próprio, iniciativa, decisões rápidas, disciplina, respeito e autocontrole emocional.

Segundo a presidente do projeto, Cida Comitre, o bicicross já é considerado o esporte completo sobre o ponto de vista físico, já que exige muita precisão, equilíbrio e perfeita coordenação de movimentos. “Estamos solidificando o compromisso social de dar oportunidade a todas as crianças de praticar esporte e conviver em sociedade de maneira sadia e integrada. Ainda temos muitos desafios pela frente, mas com certeza vamos continuar a trabalhar pelo nosso esporte e pela nossa cidade”, explica.

Para Renato Rodrigues, pai de um dos pilotos mirins, o esporte entrou na vida de seu filho como um sonho. “Há três anos meu filho é piloto. Quando ele me falou que queria isso para sua vida, eu incentivei no mesmo instante. Hoje ele já tem em seu currículo medalhas e troféus. Sem dúvidas ele é o meu campeão”, conta emocionado.

 

Capital do Bicicross

O Centro Esportivo André Matiello ganhou a sua pista de bicicross em 1988. Desde então, o município já sediou provas nacionais e internacionais, como em 2000 e 2005, quando foi realizado o Campeonato Pan Americano. No ano passado a Pista de Bicicross foi totalmente remodelada pela Secretaria de Esportes e Lazer, a partir de ajustes no trajeto, recomposição de trechos, sinalização e pintura para as competições.

Além disso, durante esses 30 anos, Sorocaba revelou muitos pilotos, entre eles Ricardo Perez, Robson Quinalha, Rodrigo Alarcon, Leandro de Góes, além das bi-campeãs mundiais Bianca Quinalha e Mayara Perez, que em 2010 foi destaque no mundo sendo campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude na Europa, e eleita pelo Comitê Olímpico Brasileira como a melhor atleta do Torneio de Bicicross.

“Graças as nossas conquistas, Sorocaba é conhecida em todas as partes do mundo como a capital do Bicicross e isso é maravilhoso para nós”, conclui Cida Comitre.

Atletas de todo o país, em período de preparação para eventos esportivos costumam procurar a cidade para treinar na pista que apresenta elevado nível técnico.

O Centro Esportivo André Matiello está localizado no bairro do Pinheiros. Mais informações sobre o projeto Integrar pelo Esporte podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224-3580.