Clubes ecológicos terão atividades para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Por: Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará nesta terça-feira (5), das 9h às 11h30, atividades especiais com os integrantes dos clubes ecológicos Roda Viva (Parque da Biquinha) e Clubinho do Refúgio (Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”) para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

 

As atividades educativas fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que tem início nesta terça-feira. “O nosso objetivo é sensibilizar crianças e adultos sobre a importância da conservação e recuperação da biodiversidade em Sorocaba”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

 

No Parque da Biquinha, a terceira idade do Roda Viva vai plantar uma muda de ipê-roxo. Além disso, o grupo vai revitalizar o canteiro de ervas medicinais do parque com plantio de novas mudas de hortelã, poejo, cidreira, erva doce, melissa, entre outras.

 

A atividade vai proporcionar o contato dos idosos com a terra e a oportunidade deles conhecerem melhor as propriedades das ervas medicinais e assim complementar o cuidado com a saúde através dos chás feitos em casa, contribuindo para uma boa qualidade de vida. Segundo o secretário Jessé Loures, as mudas plantadas são cultivadas no viveiro do Parque Natural “Chico Mendes” e contribui para atividades educativas dos parques da cidade.

 

Já as crianças do Clubinho do Refúgio do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” participarão de uma ação na avenida Londres, no entorno do parque, abordando a questão do descarte correto dos resíduos sólidos.

 

Divididas em grupos, elas vão recolher todo o lixo que encontrarem próximo ao córrego e conversar com a comunidade do entorno sobre a importância do descarte correto do lixo para evitar animais sinantrópicos (ratos, barates, escorpião) e manter a biodiversidade local de animais (peixes, sapos, girinos, aves, borboletas, ninhos) e plantas, além de garantir mais qualidade de vida para toda a população do entorno.

 

O Parque da Biquinha fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone (15) 3224-1997, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Já o Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3221.6643. A entrada é gratuita.

Tags: