Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/coaves-kids-tem-encontro-especial-no-sabado/
Acessado em: 15/08/2018 - 04h59

Coaves Kids tem encontro especial no sábado

Por: Secom Sorocaba

Neste sábado (11), às 9h, crianças de 6 a 12 anos de idade poderão participar da edição especial do “Coaves Kids” no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, que vai comemorar o aniversário de 364 anos de Sorocaba (15 de agosto). Neste dia, a garotada vai se capacitar para fazer um levantamento de aves no Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, localizado no cruzamento da avenida Washington Luiz com a rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, no Jardim dos Estados.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Clube de Observadores de Aves (Coaves), a atividade contará ainda com apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “Nesta edição especial, as crianças vão aprender a reconhecer as adaptações que as aves possuem para viver em seus ambientes, como em seus bicos e patas, e o seu papel ecológico, como por exemplo serem responsáveis pela dispersão de sementes”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

Sorocaba possui em torno de 1.200 espécies de animais e vegetais em suas “florestas” e em áreas construídas para melhorar a qualidade do ambiente e da vida das pessoas. Uma dessas áreas é o RDC. Essa bacia possui uma área total de 12.750 metros quadrados, com capacidade para 31.875 metros cúbicos de água, formando um grande lago. Esse grande lago e a área verde do entorno abrigam uma rica biodiversidade de aves, algumas são moradoras fixas e outras temporárias (migratórias) que buscam no local abrigo e alimento e, simultaneamente, exercem a sua “profissão”.

Já em setembro, no próximo encontro do grupo, as crianças vão participar de uma atividade prática, na qual irão até a bacia de contenção para observar e fazer um registro das aves existentes no local.

O Coaves Kids tem como objetivo reunir mensalmente as crianças que gostam de aves, têm interesse em procurá-las, observá-las e conhecer um pouco sobre as características de cada espécie, suas curiosidades, papel ecológico e fomentar ações individuais e coletivas em prol da conservação dos ambientares naturais e urbanos.

O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3221-6643 ou pelos e-mails: parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br[1] e observadoresdeavesdesorocaba@gmail.com[2].

 

 

Endnotes:
  1. parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br: mailto:parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br
  2. observadoresdeavesdesorocaba@gmail.com: mailto:observadoresdeavesdesorocaba@gmail.com