Com ajuda da comunidade, SES vacina 1.927 pessoas em Aparecidinha

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

No primeiro dia de ação preventiva contra a febre amarela na região de Aparecidinha, realizada nessa segunda-feira (8), a Secretaria de Saúde (SES) imunizou 1.927 pessoas. As doses foram aplicadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, das 7h às 18h30. O número expressivo de vacinados se deu por conta de colaboração e engajamento da comunidade no território.


Segundo a enfermeira e coordenadora da UBS, Renata Ferraz, os Agentes Comunitários de Saúde saíram por toda a região de Aparecidinha para conscientizar a população local sobre a importância da prevenção contra a doença. “Os ACSs deixaram na portaria dos condomínios um comunicado informando sobre os dias e horários da vacinação. Eles também realizaram visitas casa a casa para explicar sobre a ação preventiva”, contou Renata.

A coordenadora explicou que a vacinação foi até tema em missa e cultos evangélicos com o objetivo de orientar os cidadãos e explicar que em Sorocaba não há casos da doença, mas que a prevenção é importante. Outro fato interessante foi a ajuda de um munícipe que disponibilizou um carro de som para comunicar todas as ruas da localidade sobre a ação.


Edilene Aparecida Souza, de 35 anos, levou suas duas filhas à imunização e contou como ficou sabendo. “Uma Agente Comunitária de Saúde foi até a minha casa e me avisou sobre a vacinação contra a febre amarela, peguei minhas duas filhas e vim pra cá, o atendimento está rápido”, explicou a dona de casa.


O serviço de atendimento da vacinação contou aproximadamente com 10 profissionais realizando cadastro e triagem e quatro aplicadoras. O tempo médio de espera para ser atendido foi em torno de dez minutos.


A ação preventiva continua até sexta-feira (12) das 7h às 18h30, e no sábado (13), das 8h às 17h. Nesta terça-feira (9), a região realiza a vacinação na UBS Aparecidinha situada à rua Joaquim Machado, 62, e no posto volante na Fazenda Pôr do Sol, das 14h às 16h, localizada na Estrada do Mato Dentro, 2.250. Na quarta-feira (10), o Centro Comunitário Iporanga II realiza a vacinação das 9h às 15h30 e na quinta-feira (11), a região contará com dois postos volantes: na Escola Estadual “Marco Antonio Mencacci”, das 8h às 14h, e ao lado da Igreja Católica do Mato Dentro, das 9h às 13h.


Desde o dia 5 de abril de 2017, o Ministério da Saúde passou a adotar dose única da vacina contra a febre amarela para as áreas com recomendação de vacinação em todo o país. A medida está de acordo com orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina não é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e imunodeprimidos.

Tags: