Com custo reduzido, Prefeitura retoma banheiros químicos nas feiras

Com redução de custos de quase 70%, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban), retoma a partir deste sábado (12), a instalação dos banheiros químicos nas feiras livres da cidade. Com isso, a atual administração atende a reivindicação de feirantes e da população em geral, trazendo mais comodidade aos usuários, inclusive estando adaptados às pessoas com necessidades especiais. O anúncio aconteceu durante o lançamento do “Programa Feira Amiga”, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (11), no Paço Municipal.

 

Ao todo, serão dez equipamentos que se revezarão nas feiras livres da cidade, de terça a domingo. A contratação da empresa se deu através de processo licitatório ao custo anual de R$ 568.379,60. O transporte, manutenção e limpeza dos banheiros químicos serão de responsabilidade da empresa vencedora da concorrência pública (certame), denominada Twenty.

 

Esse valor anual representa uma considerável diminuição de custos, caso a prefeitura ainda mantivesse o serviço com os antigos trailers móveis, conforme gráfico comparativo abaixo:

 

Foram abordadas duas situações:

  1. a) Os banheiros serem gerenciados por terceirizada (gráfico laranja);
  2. b) Os banheiros serem gerenciados pela municipalidade (gráfico verde).

 

Foram computados os valores com pessoal, pagamento a empresa, depreciação dos trailers, gasolina e manutenção.

A alternativa viável foi pela contratação de banheiros químicos, com a redução de 67,91%, sendo esta a opção mais vantajosa do que as demais probabilidades.

 

O contrato com transporte dos trailers foi interrompido na gestão anterior. Atualmente, foi garantido um sistema de gestão mais eficiente e com custo reduzido, comprovadamente, aos cofres públicos, atendendo a demanda.

Tags:,