Com custo zero, Casamento Comunitário é marcado pela generosidade

Por: Simone Sanches

Ao som da marcha nupcial tocada pela musicista Teresa Baddini, 92 casais participaram da cerimônia ecumênica do Casamento Comunitário 2017, realizado na tarde deste sábado (13), no salão de eventos do Instituto Humberto de Campos. O local ganhou decoração especial e requintes que um casamento dos sonhos tem direito: mesa de bolo, flores, música, recepção, foto e filmagem para marcar o grande dia da vida de um casal. Tudo isso, a custo zero para os cofres públicos graças a ajuda de muitos parceiros, entre eles instituições, comércio e voluntários.

 

O sorriso no rosto de cada casal e dos familiares demonstrava a emoção e realização deste dia tão esperado. O prefeito de Sorocaba, José Crespo, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lílian Crespo, ladeados pelo efetivo de gala da Guarda Civil Municipal conduziram o primeiro casal e recepcionaram os demais, um a um, cumprimentando a todos. A apresentadora do programa infantil Mundo Colorido, Letícia Gebaile, foi a dama de honra do casamento.

 

Em um discurso emocionado, a primeira-dama e presidente do FSS, Lílian Crespo, fez questão de agradecer a cada um por terem feito uma festa tão linda, sem qualquer custo para Prefeitura. “Fazer uma festa para mil pessoas tem um custo, é claro, mas foi a custo zero para o poder público, graças a generosidade de muitos parceiros”, comentou a primeira-dama, que foi aplaudida por todos ali presentes. “Vamos marcar história desta cidade. Os protagonistas desta festa são as instituições, o comércio e os voluntários”, frisou. Lílian fez questão de listar todos os parceiros deste ano e antecipou manter a tradição do casamento em 2018. “Eu sei o valor de um sonho e hoje estamos aqui realizando o sonho de vocês”, comentou.

 

A vice-prefeita Jaqueline Coutinho, fez questão de ressaltar a importância da família na vida dos casais. “A união pelo amor e que a fraternidade pela família se faça presente todos os dias”, comentou.

 

O prefeito José Crespo, dirigiu aos noivos palavras de otimismo e perseverança. “Temos desafios e conquistas em nossas vidas. Uns já formam família, outros estão formando, mas já assumiram esse compromisso, parabéns a todos”. Em seu discurso o prefeito ressaltou o agradecimento as empresas parceiras e convocou à frente a equipe do Fundo Social e voluntários que realizaram o sonho desses casais.

 

É o caso do locutor Sérgio Vitor Sakatauskas, 52 e a esposa Aparecida dos Santos, 52, juntos desde os 16 anos que oficializaram a união ao lado das três filhas, Raíssa, Yasmin e Dafne, de 21,25 e 26 anos. “Estamos dando o nosso exemplo para elas, ao mesmo em tempo que reafirmamos e renovamos o nosso elo junto a Deus”, comentou o casal. O mesmo sentimento foi do jovem casal Ana Paula Borges, 23 e Eduardo de Brites, 27 que celebraram o momento com os dois filhos pequenos, Sophia Elena de 1 ano e sete meses e Enzo Gabriel de 4 anos. “O casamento é um sonho para nós e para podermos batizar as crianças”, comentou a noiva.

 

Promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), o Casamento Comunitário é uma parceria da Prefeitura de Sorocaba com os cartórios da cidade, parceiros, apoiadores e voluntários. Nesta edição participaram da cerimônia ecumênica 92 casais. Outros 16 fizeram apenas a união civil nos cartórios.

 

De acordo com Lílian, a organização do casamento foi um mega trabalho em equipe. “Não podemos nos esquecer de ninguém; a equipe do Fundo Social, os parceiros, apoiadores e principalmente os mais de 50 voluntários que se dedicaram para tornar este dia ainda mais especial”, comentou. A equipe do Fundo Social é composta por: Cláudia Fernandes, Elisabete Melo, Larissa Rondelo e Solange Garcia. Reforçou a equipe, o funcionário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Jorge Alexandre Afeich Filho que foi o mestre de cerimônia do evento.

 

 
Um dos momentos mais emocionantes foi a troca de alianças e as juras de amor entre os casais, durante a oratória do secretário municipal de Relações Institucionais e Metropolitanas, Anselmo Neto, no momento em que os casais reafirmaram o compromisso de união. Além de Anselmo, o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Manga também direcionou palavras aos casais. O evento contou com a presença de autoridades, secretários municipais e vereadores.

 

Outro ponto emocionante foi ainda a participação da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba mantida pela Associação de Eventos Culturais (Assec), que fez uma belíssima apresentação aos noivos, tornando o clima ainda mais romântico.

 

Para celebrar este dia tão especial, foi oferecido aos noivos e seus convidados uma recepção com bolo e refrigerante, patrocinada pelo hipermercado Carrefour e pela Momesso Distribuidora de Bebidas. Para as crianças, também foram preparadas atividades de recreação organizada pela por equipes de esporte e lazer. As crianças também receberam lanches e frutas durante o evento.

 

Diversas secretarias municipais deram apoio entre elas, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Abastecimento e Nutrição, a Secretaria de Conservação, Serviços e Obras, a Secretaria de Licitação e Contratos, a Secretaria de Comunicação e Eventos, a Secretaria da Cultura, a Secretaria de Recursos Hídricos, a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, entre outras que dão apoio do FSS. Bombeiros civis voluntários coordenados por André Gaidukas também deram apoio ao evento. Após a celebração ecumênica os casais e familiares aproveitaram a festa em clima de muita alegria e descontração. E ainda levaram para casa um registro divertido de fotografia da AE Foto Cabine.

 

Confira quem foram os parceiros do Casamento Comunitário 2017:

 

1º Cartório Profº Toledo

 

2º Cartório Registro Civil

 

Cartório Diniz – Brigadeiro Tobias

 

Cartório do Éden

 

Jornal Diário de Sorocaba

 

Carrefour

 

Twenty

 

L’RO Profissional Instituto

 

Gráfica Cisteam

 

Instituto Imagem

 

Rafael Maluzi Alta Costura

 

Catarina Noivas

 

Teresa Badini

 

ASSEC – Orquestra Jovem de Sorocaba

 

Instituto Humberto de Campos

 

Leila Savioli

 

Planeta Turismo

 

Hotel All Inn

 

Parmegiana Olímpia

 

Hidráulica Tropeiro

 

Loja Meiruxa

 

TVR

 

TV COM

 

AE Foto Cabine

 

Pipocas Clac

 

Fun Fest

 

Programa Mundo Colorido – Gisele Gebaile e Leticia Gebaile

 

Sra. Marieta Almeida de Aragão Faria

 

Madrecinda – Gabriela Brandão

 

O Boticário

 

L’Bel Cosméticos

 

Eduardo Toshio

 

Tauste

 

Mantecal do Vovô

 

Momesso Distribuidora de Bebidas

 

Locadora Festa & Flor

 

Prefeitura da Estância Turística de Holambra – Prefeito Dr. Fernando Fiori de Godoy

 

Padaria Santa Rosália

 

Chico Modas

 

Hudson Pessini

 

 

 

 

Tags:, , ,