Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/combate-e-prevencao-as-drogas-passa-a-ser-prioridade-em-sorocaba/
Acessado em: 12/11/2019 - 21h56

Combate e Prevenção às Drogas passa a ser prioridade em Sorocaba

Por: Secretaria de Comunicação e Eventos - Secom

Inauguração de Secretaria confirma vanguardismo e ousadia do Governo Crespo

O prefeito José Crespo deu início nesta quarta-feira (13) às atividades da Secretaria de Políticas sobre Drogas, Resgate Social do Morador de Rua e Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos (Sepod) em cerimônia marcada pela presença de diversos secretários municipais e autoridades da Polícia Civil e do Poder Judiciário.

O prefeito também enfatizou a criação da Sepod. “Esse é o coroamento da união de muitos esforços, hoje é um dia de celebração de mais essa conquista de nosso Governo, em poder oferecer à Sorocaba uma Secretaria que irá atender e cuidar de um assunto tão delicado que é o combate e prevenção ás drogas”, ressaltou.

A pasta, chefiada pelo delegado de polícia José Humberto Urban Filho, terá como objetivo implantar políticas públicas de prevenção e combate às drogas em Sorocaba, integrando e coordenando ações de reinserção de usuários e dependentes de substâncias entorpecentes e seus familiares.

O secretário Urban resumiu em uma palavra o que significa a criação da Sepod: “Coragem é palavra que serviu como base para a criação da Sepod; coragem para enfrentar tão delicado assunto que é atuar junto àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade; coragem acompanhado de vanguardismo em ser uma das primeiras cidades brasileiras em instalar uma Secretaria exclusiva de políticas de combate às drogas”, ressaltou.

Presente também na cerimônia, o Dr. Hugo Maranzano, juiz de direito e diretor da 10a. Região Administrativa Judiciária, compartilhou com os presentes a situação corriqueira que enfrenta em seu trabalho. “No dia a dia do Fórum, vivemos a problemática da decisão de determinar medidas protetivas que em sua maioria estão relacionadas ao uso de entorpecentes, sendo esse o fator propulsor da violência doméstica. Podemos afirmar que 100% da violência de filhos contra mães está relacionada ao uso de entorpecentes, sendo assim, parabenizo o Governo pela criação dessa Secretaria e pela escolha do Dr. Urban como secretário da pasta.

 

‘Jovem Cidadão’

Na ocasião, o secretário Urban também aproveitou para divulgar a primeira ação da Sepod que, em parceria com a Secretaria de Educação (Sedu), irá deflagar nos próximos dias o projeto “Jovem Cidadão”, que tem como objetivo levar aos jovens das escolas municípios, de forma lúdica e moderna, as consequências do uso das drogas e o que elas podem causar em suas vidas e o quanto podem atrapalhar os seus sonhos.”

Muito Mais por Sorocaba!

Fotos: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/galeria/inauguracao-sepod/