Comdema elege vice-presidente e secretário executivo

Por: Secom Sorocaba

Os novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema), que vão atuar no biênio 2018/2019, participaram nesta terça-feira (24) da primeira reunião ordinária no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Na ocasião, as funcionárias da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) Carolina Barisson Sodré e Marcia Ferraro foram eleitas vice-presidente e secretária executiva do conselho, respectivamente.

Além da eleição, que contou com a participação do secretário da Sema, Jessé Loures, atual presidente do Comdema, também foi falado sobre como funciona o órgão municipal e feita indicação do suplente do Comdema junto ao Conselho do Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade (CPNMCBio) e de um titular e dois suplentes do conselho junto ao Fundo de Apoio ao Meio Ambiente (Fama).

 

Sobre o Comdema

Vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, o Comdema é um conselho deliberativo que tem como principais funções opinar, decidir e assessorar a Prefeitura de Sorocaba nas questões relacionadas ao meio ambiente. É um mecanismo institucional para a promoção da consciência ambiental e mudança de hábitos e de comportamento, por meio da participação da população, juntamente com o Poder Público, na gestão do meio ambiente.

Dessa forma, o conselho é um instrumento de exercício para a democracia, de educação para a cidadania e de convívio entre diferentes setores da sociedade, com a promoção de debates em busca de soluções para o uso dos recursos naturais, a recuperação dos danos ambientais e a qualidade ambiental, visando à sustentabilidade

Os conselheiros, selecionados a cada dois anos, podem votar para a tomada de decisões do conselho, que é formado por 24 membros, sendo 12 do Poder Público e 12 da Sociedade Civil. As reuniões acontecem ao menos uma vez por mês e são abertas ao público.

Mais informações sobre o Comdema, como a data das futuras reuniões, informações sobre como participar, atas das reuniões anteriores, legislação, bem como suas deliberações, estão disponíveis na página  http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/comdema/. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail comdema@sorocaba.sp.gov.br e pelo telefone (15) 3219.2280.

Tags: