Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/comdema-realiza-atividade-de-mobilizacao-da-sociedade-civil/
Acessado em: 20/10/2017 - 03h00

Comdema realiza atividade de mobilização da sociedade civil

Por: Mariana Dearo

O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema) realizou na última quarta-feira (4), no Jardim Botânico “Irmãos Villas Boas”, a primeira ação da iniciativa intitulada “Comdema em ação”, que tem por objetivo mobilizar a sociedade civil para a participação em espaços representativos na área de meio ambiente, tais como o Comdema.

O “Comdema em Ação” realizará ações periódicas e tem como foco, grupos da sociedade civil, em especial os que podem ter representatividade no conselho, tais como estabelecimentos de ensino médio e superior, ONGs ambientalistas, associações civis, com previsão estatutária na área de meio ambiente, conselhos de classe, associações profissionais e sindicatos, com visão na ampliação do interesse da população em acompanhar e participar das discussões ambientais em nível local.

A primeira ação teve como público-alvo, estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/Campus Sorocaba, onde os estudantes participaram também, de uma visita monitorada e uma oficina de horta em garrafa PET, ambas as atividades oferecidas pela equipe da Área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, no próprio Jardim Botânico.

Durante a ação, a Secretária do Meio Ambiente, Parques e Jardins e presidente do Comdema, Karen Castelli, deu as boas vindas ao grupo e ressaltou que uma sociedade civil atuante é um dos principais fatores para o alcance de uma gestão ambiental de qualidade.

A técnica ambiental da SEMA, Sara Amorim, que faz parte da equipe de apoio da Secretaria Executiva do Comdema, destacou o poder de capilarização do público-alvo dessa ação, ressaltando sua importância na formação de cidadãos críticos e atuantes. Na oportunidade, Lázaro Ronaldo Ribeiro Puglia, Conselheiro do segmento Sociedade Civil, também fez um depoimento sobre sua experiência no Conselho.

 

Na ocasião, foi distribuído material informativo sobre o Comdema e os presentes puderam tirar suas dúvidas quanto às possibilidades de participação e de atuação nas reuniões.

 

O COMDEMA

O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema) de Sorocaba tem como principais funções opinar, decidir e assessorar a prefeitura nas questões relacionadas ao meio ambiente. É um mecanismo institucional para a promoção da consciência ambiental e mudança de hábitos e de comportamento, por meio da participação da população, juntamente com o Poder Público, na gestão do meio ambiente.

Podem integrar o Comdema, o Poder Público Municipal, Estadual e Federal, e o segmento civil por meio de estabelecimentos de ensino superior, estabelecimentos de ensino médio, ONG’s ambientalistas, associações civis com previsão estatutária na área de meio ambiente, conselhos de classe, associações profissionais e sindicatos. Os conselheiros, selecionados a cada dois anos, podem votar para a tomada de decisões do conselho.

As reuniões acontecem ao menos uma vez por mês, geralmente às segundas quartas-feiras do mês no período da tarde, e são abertas ao público. A próxima reunião ocorrerá na próxima quarta-feira (11), às 14h, na Escola de Gestão Pública “Dr. José Caetano Graziosi”, situada à Av. Engº Carlos Reinaldo Mendes – 3049, Alto da Boa Vista.

Outras informações sobre o Conselho, como data de futuras reuniões, informações sobre como participar, atas das reuniões anteriores, legislação, bem como suas deliberações, estão disponíveis na página, http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/comdema/[1], através do e-mail comdema@sorocaba.sp.gov.br[2] ou pelo telefone (15) 3219-2280.

Endnotes:
  1. http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/comdema/: http://redir.aspx?REF=Eto7Ohm88Dz_h8SDztbFLXbO9YkRkab9QtsTnNbDn7TAC_bGxgzVCAFodHRwOi8vbWVpb2FtYmllbnRlLnNvcm9jYWJhLnNwLmdvdi5ici9jb21kZW1hLw..
  2. comdema@sorocaba.sp.gov.br: http://redir.aspx?REF=elCHIC0QY_UkQbPVncUoT_iJ0yEoqNYhUPawBRGjdL_AC_bGxgzVCAFtYWlsdG86Y29tZGVtYUBzb3JvY2FiYS5zcC5nb3YuYnI.