Comissão Técnico-científica se reúne para tratar de projetos futuros para o Jardim Botânico

Por: Secom Sorocaba

 

Nesta quarta-feira (23), a Comissão Técnico-científica do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” (CTC-JBSO) se reuniu pela segunda vez, desde a sua posse, ocorrida em 15 de março deste ano. O encontro ocorreu no salão multiúso do Jardim Botânico e contou com a participação de 12 integrantes.

“Essa comissão tem uma missão muito importante para o nosso Jardim Botânico. Essa foi a segunda reunião do grupo, onde foram tratadas as perspectivas futuras para o espaço e como a comissão pode auxiliar a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) a desenvolver esses projetos na unidade”, afirma o titular da pasta, Jessé Loures.

O grupo falou da possibilidade de novas parcerias para o herbário, a importância da biblioteca da unidade e das coleções botânicas, como das orquídeas, e também as prioritárias, como as cactáceas.

 

Sobre a comissão

Instituída pelo decreto nº 23.261, de 23 de novembro de 2017, a CTC-JBSO possui caráter consultivo e de aconselhamento técnico-científico e tem a finalidade de promover a discussão e o acompanhamento das atividades de pesquisa, conservação, lazer e educação ambiental, contribuindo para a consolidação do Jardim Botânico e para a integração deste à comunidade.

Participam da comissão representantes de universidades, secretarias municipais, Instituto Florestal, Floresta Nacional de Ipanema (Flona) e Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS), além de profissionais e técnicos da área.

 

Sobre o Botânico

Inaugurado em 15 de março de 2014, o Jardim Botânico possui uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica.

Administrado pela área de Gestão Ambiental e Zoobotânica da Sema, o Jardim Botânico tem como principal objetivo proteger e preservar as espécies locais e regionais da flora, além de ser destinado ao lazer, às pesquisas acadêmicas e à educação ambiental.

Entre os espaços, os visitantes podem conhecer o Palacete de Cristal, que abriga jardins internos com plantas do Cerrado, Floresta Tropical, Ambientes Áridos e Jardim Japonês, onde, também, são realizados eventos e exposições; o Salão Multiúso, para atividades de Educação Ambiental; o Orquidário; o Roseiral; o Mirante, onde os visitantes têm a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de Sorocaba e é possível avistar o vale do rio Sorocaba, o morro da Fazenda Ipanema e até a Serra de São Francisco, em Votorantim; trilhas na mata; e o Bosque do Arranha-Gato, uma área sombreada com bancos para descanso, sendo um local propício para a realização das ações educativas e contemplação da natureza.

O Botânico, ainda, possui o Jardim Sensorial de Plantas Medicinais. Construído próximo ao roseiral, numa área de 150 m2, o espaço tem o formato do símbolo do infinito e é composto por aproximadamente 50 espécies de plantas medicinais, como melissa, boldo, maracujá, hortelã, cavalinha e babosa, entre outras. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

O Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas” está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações: (15) 3235-1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

Tags: