Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/comitiva-chinesa-conhece-iniciativas-ambientais-de-sorocaba/
Acessado em: 10/12/2019 - 16h37

Comitiva chinesa conhece iniciativas ambientais de Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

O secretário do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), Maurício Tavares da Mota, recepcionou na manhã desta sexta-feira (8) uma comitiva chinesa, formada por 15 membros pertencentes a procuradorias de diferentes cidades da China, e apresentou as iniciativas ambientais do poder público municipal. O encontro contou com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) e ocorreu no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”.

O interesse da delegação chinesa surgiu pelo fato de Sorocaba se destacar regionalmente em sua gestão ambiental. O objetivo foi de trocar experiências sobre programas e projetos bem sucedidos implementados para conservação das unidades de conservação.

O grupo conheceu os investimentos feitos na área de saneamento pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Em 2019, Sorocaba garantiu o primeiro lugar no quesito “grau de satisfação” em abastecimento de água segundo levantamento trimestral feito pela INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). O trabalho refere-se ao segundo trimestre de 2019 e nele foi avaliada a situação nas 10 maiores cidades do Estado.

O secretário do Meio Ambiente também passou dados sobre a cobertura vegetal de Sorocaba, sobre as áreas prioritárias para a criação de corredores ecológicos; e sobre o levantamento que está sendo feito das nascentes da cidade.

O titular da pasta apresentou ainda os parques abertos e fechados da cidade, que totalizam uma área de 1.643 hectares, como o Parque das Águas, o Parque Kasato Maru, o Parque da Biquinha, o Parque da Água Vermelha, o Parque dos Espanhóis, o Parque “Maestro Nilson Lombardi” e o Parque Linear, e destacou a promoção da conexão das pessoas com as áreas verdes, através dessas estruturas implantadas ao longo dos últimos anos.

Outro tema abordado foi o trabalho de Educação Ambiental realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, como o Coaves Kids (Clube Infantil de Observadores de Aves); o Pedala Rio Sorocaba; os Mutirões de Limpeza; a Blitz da Biodiversidade; os plantios realizados com a comunidade, envolvendo crianças, jovens e adultos; e a doação de mudas realizada com o objetivo de promover a arborização urbana da cidade.

Após a apresentação do secretário, o grupo ainda teve a oportunidade de tirar dúvidas a respeito principalmente de questões que envolvem a área de fiscalização e o licenciamento ambiental.