Comunidade do ‘Habiteto’ participará do Mutirão de Limpeza no bairro

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Além da ação de limpeza, serão plantadas árvores no local

Nesta quarta-feira (dia 26), às 10h, será realizado um Mutirão de Limpeza no Conjunto Habitacional “Ana Paula Eleutério” (Habiteto”, na Zona Norte de Sorocaba). A ação do governo municipal envolverá a Pastoral do Menor, escolas estaduais e municipais do bairro, além da comunidade. O objetivo é recolher materiais inservíveis e ainda fazer o plantio de quinhentas mudas de árvores nativas nas proximidades do campo de futebol da Pastoral do Menor.

O Mutirão da Limpeza envolverá as Secretarias da Saúde (SES), de Serviços Públicos (Serp), de Meio Ambiente (Sema), da Educação (Sedu) e de Desenvolvimento Social (Sedes), Urbes – Trânsito e Transportes, além de integrantes da Pastoral do Menor. A ação faz parte do Projeto “Comunidade em Ação – Mutirão de Limpeza” e tem como objetivo articular a comunidade para a resolução de problemas relativos à disposição inadequada de resíduos no bairro, bem como a melhoria da qualidade de vida da população através da arborização de espaços de uso coletivo.

Diferente do programa “Cidade Limpa”, realizado há alguns meses, os participantes não entrarão nas residências para retirar os materiais. A população é que deve levar os resíduos até os locais de coleta, como o Ecoponto instalado na Alameda da Felicidade.

Na E.E. “Wanda Costa Daher”, além do envolvimento dos alunos, a população poderá fazer o descarte correto de baterias e pilhas. Já quem tiver óleo de cozinha usado armazenado em casa poderá fazer o descarte adequado na carreta da Usina Móvel de Biodiesel que estará estacionada no local. Já na E.M. “Profª Ana Cecília Falcato Prado Fontes”, no Jardim Renascer, os moradores poderão descartar materiais que podem ser reciclados, como papéis, papelão, vidros e garrafas pets.

As crianças das escolas e moradores participarão do plantio de quinhentas mudas de árvores, próximo ao campo de futebol da Pastoral, na Rua Chico Xavier. O objetivo é que elas ajudem a cuidar das pequenas plantas e inibir o descarte irregular de resíduos no espaço onde crianças e jovens praticam esportes.

São esperados cerca de novecentos alunos das escolas “Walter Carretero” (Municipal), Centro de Educação Infantil 87 – “Dr. Cássio Rosa” (Municipal), “Ana Cecilia Falcato Prado Fontes” (Municipal) e “Wanda Costa Daher” (Estadual), além de moradores do bairro.

O projeto é organizado pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Parque Natural Municipal Corredores da Biodiversidade “Marco Flávio da Costa Chaves”, Pastoral do Menor, Território Jovem, Sabe Tudo, Oficina do Saber, E.E. “Wanda Costa Daher”, E.M. “Walter Carretero”, E.M. “Ana Cecília Falcato”, CEI-87, Unidade de Básica de Saúde (UBS) e a comunidade.

Tags:,