‘Conexão Saúde’ inicia projeto na UBS Cerrado

Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br

Idealizado pela Ouvidoria Geral do Município (Secretaria de Gabinete Central), o projeto ‘Conexão Saúde’ foi iniciado na manhã deste sábado (10) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cerrado. A ação visa a melhoria no atendimento e humanização dos serviços prestados na área da saúde. O encontro foi aberto à população, contou com café da manhã e trabalho voluntário para expandir e melhorar a horta comunitária da unidade.

De acordo com a ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus, essa foi a primeira ação do ‘Conexão Saúde’ e mais 31 UBSs receberão esse progresso em parceria com a Secretaria da Saúde (SES). “É um projeto de ação contínua e a Ouvidoria da Saúde estará nessa UBS por 30 dias. A intenção é melhorar o ambiente de trabalho do servidor e consequentemente o atendimento à população”, explica. Liliana também conta que a Ouvidoria da Saúde estará participando das reuniões de planejamento e dos conselhos locais da UBS.

Durante a iniciativa, voluntários do projeto ‘Mãos que Ajudam’, grupo voluntariado da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Sorocaba, estiveram na unidade para plantar mudas de plantas medicinais e flores. Segundo a diretora regional do ‘Mãos que Ajudam”, Fernanda Peixe, os pneus usados como vasos na horta da UBS foram levados para uma turma de adolescentes que realizam pinturas na igreja. Cada pneu foi pintado com um símbolo diferente abordando sentimentos bons e plaquinhas com o nome de cada planta foram colocados.

“Atuamos em parceria com a Prefeitura de Sorocaba desde a época da epidemia de dengue em 2015. Hoje, temos a satisfação de estar atuando nesse novo projeto para otimizar o ambiente e atendimento à comunidade”, ressalta Fernanda Peixe. Outra iniciativa solidária foi um café da manhã montado com doações e oferecido a quem passava pela UBS.

A secretária da Saúde e ex-ouvidora Geral, Dra. Marina Elaine Pereira, também esteve presente para conferir o trabalho em parceria. “Já fui Ouvidora e a saúde sempre me despertou uma grande vontade de procurar melhorias para essa área. Só tenho que agradecer o trabalho da Ouvidoria Geral em parceria com nossa secretaria. Espero que mais parcerias em prol da população sejam realizadas na gestão Crespo”, salienta a titular da pasta.

Antigamente, a UBS Cerrado contava com uma horta, mas com o tempo ela acabou sendo esquecida. “Com o ‘Conexão Saúde’, conseguimos reativar essa horta e os usuários poderão se beneficiar das plantas medicinais e a Rede de Atenção Básica poderá fortalecer as práticas integrativas de saúde”, explica a coordenadora da UBS, Pâmela Fernandes.

Ao final do evento, a ouvidora Geral do Município, Liliana de Jesus, homenageou com flores a coordenadora da unidade e o grupo de voluntários ‘Mãos que Ajudam’. A realização também contou com a colaboração da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (SEMA) e da Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (SERPO).

Tags:, ,