Conselho da Mulher tem eleição na segunda-feira

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Direito à vida e rede de proteção às vítimas e aos familiares estão entre os assuntos que são trabalhados no conselho municipal

Na segunda-feira (15), a partir das 17h, haverá a eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) na Secretaria de Igualdade Social (Sias). As inscrições das mulheres interessadas em compor o órgão serão feitas neste dia, das 17h às 19h. A eleição ocorrerá na sequência, com voto aberto.

De acordo com a Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), cada mulher inscrita terá direito a dois votos. Para a inscrição é obrigatório que a candidata à vaga do CMDM seja atuante na defesa pelos direitos das mulheres.

O Conselho Municipal da Mulher tem o desafio de promover discussões sobre os direitos das mulheres e de defender e também reivindicar políticas públicas para acabar com a violência doméstica, que deem garantias e proteção às vítimas e familiares.

Somente nos últimos dois meses, em Sorocaba, seis mulheres foram assassinadas. Esses casos demonstram o quanto é urgente conscientizar toda a sociedade sobre a violência psicológica e física sofrida por mulheres de todos os níveis sociais.

A presidente, vice-presidente e a secretária geral do CMDM serão escolhidas em plenária, dentre as conselheiras do poder público e da sociedade civil, que integram o órgão. O mandato das conselheiras será por dois anos.

No total, são 10 titulares e 10 suplentes. Serão consideradas eleitas as 10 mais votadas dentro de cada segmento. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: mulheres (2), entidades civis não governamentais que desenvolvam trabalhos com o segmento mulheres (2), movimento de mulheres (2), entidades sindicais (1), comunidade negra (1), movimento de diversidade sexual (1) e mulheres ou movimentos de terceira idade (1).

A Secretaria de Igualdade Social está localizada na rua Santa Cruz, 116, no Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3235.6770.

Tags: