Conselho Municipal de Segurança Alimentar discute políticas de participação social

Por: Gabriel Lara (Programa de Estágio) - Supervisão de Neide Barbosa

O auditório da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias) recebeu esta semana mais uma das ações de treinamento oferecidos pela Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban). Desta vez, foram 12 membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorocaba que assistiram à palestra de capacitação, que tinha o objetivo de agregar mais conhecimento aos conselheiros e de debater políticas de segurança alimentar em Sorocaba.

A capacitação, que levou o nome de “Conselho Municipal como Ferramenta de Controle de Participação Social”, priorizou discutir saídas para que haja maior integração entre a sociedade e o poder público, visando que o cidadão possa indicar propostas para a melhoria na segurança alimentar. Os membros do conselho foram informados das Políticas Nacionais referentes ao tema, além das informações do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-SP) e suas diretrizes.

Vanuzia Teixeira, Diretora Técnica do CONSEA-SP foi responsável por desenvolver toda a palestra, discorrendo o tema para que os membros do Conselho Municipal não tivessem dúvidas quanto às diretrizes. Ela também explicou como funcionam alguns mecanismos do Conselho Estadual para a construção de políticas tanto de participação do cidadão quanto de realização das propostas feitas por ele.

São incentivos como este que mostram o quão valioso é o Conselho, quando usado de maneira correta”,destaca Vagner Bueno, chefe da Sessão de Abastecimento e Agricultura da Seaban. Para ele, essa reunião colherá ótimos frutos num futuro próximo. “Vanuzia Teixeira, que tem mais de 20 anos de experiência em segurança de alimentação, conseguiu promover um grande engajamento entre os conselheiros”, explicou.

Vanuzia Teixeira parabenizou o município de Sorocaba pelo investimento nas capacitações oferecidas aos servidores. “O desenvolvimento da cidade depende de ações compartilhadas com responsabilidade, entre o poder público e a sociedade em geral”, salientou a diretora.

#MuitoMaisPorSorocaba

Tags: