Conservação da Mata Atlântica será tema de encontro regional em Sorocaba

Por: Secom Sorocaba

Nesta sexta-feira (5), das 8h às 17h, a Prefeitura de Sorocaba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo e o Sindicato Rural de Sorocaba vão realizar o Workshop “Desafios da Conservação do Bioma Mata Atlântica na Região Metropolitana de Sorocaba” no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE).

O evento está sendo organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e pela Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim). “O nosso objetivo é reunir os atores sociais responsáveis por ações de conservação do bioma na região para discutir estratégias e condições para enfrentar esse desafio”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures.

Um dos palestrantes do workshop será o ambientalista Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica, que vai falar sobre o cenário das políticas e planos municipais de conservação da Mata Atlântica na Região Metropolitana de Sorocaba.

A Mata Atlântica é um bioma muito importante porque é considerada um Hotspot mundial, ou seja, uma das áreas mais ricas em biodiversidade (quantidade e variedade de espécies vegetais e animais) e mais ameaçadas do planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. Sorocaba está localizada numa área de transição entre o bioma Mata Atlântica e o bioma Cerrado.

O público-alvo do evento inclui funcionários públicos e tomadores de decisão dos governos municipais e estadual, universidades e institutos de pesquisa, órgãos de extensão, sindicatos, produtores rurais, indústrias, empresas, organizações não governamentais e demais interessados.

O evento é gratuito e as inscrições serão feitas no início do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br ou, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3228.1256. O CRE está localizado na rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira.

 

Programação

08h00 – Recepção

08h20 – Abertura

09h00 – Palestra “Cenário das áreas conservadas e em restauração do bioma e as metas de programas relacionados no Estado de São Paulo”, com o prof. Dr. Ricardo Ribeiro Rodrigues – da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

10h00 – Intervalo

10h30 – Palestra “Cenário das Políticas e Planos Municipais de Conservação da Mata Atlântica na Região Metropolitana de Sorocaba”, com o ambientalista Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica)

11h30 – Palestra “Cenário do Cadastro Ambiental Rural na Região Metropolitana de Sorocaba”, com Beatriz R. Murbach Caes e Raquel M. Fonseca de Marco (Núcleo Regional de Programas e Projetos VIII – Sorocaba Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA)

12h30 – Intervalo/almoço

13h30 – Apresentação dos Grupos de Trabalho

14h00 – Dinâmica “Desafios e Ações para a Mata Atlântica”

15h30 – Pausa para café e reorganização dos resultados

16h00 – Apresentação dos resultados de cada Grupo de Trabalho

16h40 – Encerramento

 

08h às 12h – Exposição de trabalhos da Sema e demais interessados

Tags: