Construção da Arena Multiúso segue em ritmo acelerado

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Máquinas trabalham na abertura da via de acesso ao ginásio. Instalação das telhas metálicas começa nos próximos dias.

Seguem em ritmo acelerado as obras de construção da Arena Multiúso. Nesta semana, a empresa responsável está concluindo o travamento da estrutura do telhado. A partir dos próximos dias, começa a instalação dos cinco mil metros quadrados de telhas metálicas. Ao lado do futuro espaço, maquinário trabalha na abertura da via de acesso. As obras são realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob).

De acordo com o engenheiro Antônio Carlos Incau de Almeida, da Progredior, empresa responsável pela construção da Arena, nesta semana está sendo concluído o serviço de travamento e contravento das estruturas metálicas. Ele explica que na sequência começa a instalação das telhas metálicas com enchimento em Poliuretano (PU). Quando finalizada, a cobertura terá 240 toneladas de metal, incluindo os fechamentos laterais e superior. O engenheiro informa ainda que o fechamento da lateral superior será em telha com venezianas translúcidas.

Paralelo à cobertura, há outras frentes de trabalho instalando a rede de incêndio, preparando a concretagem dos pisos dos banheiros para o público e atletas, dos vestiários, além do fechamento das laterais com placas de concreto, entre outros.

A obra tem o valor estimado em R$ 16,7 milhões, e está localizada no quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares, pista sentido interior-capital. A arena terá capacidade para cerca de cinco mil pessoas e faz parte do futuro Centro Olímpico projetado para ter piscina, ginásio poliesportivo e pista de atletismo.

Maquinário trabalha na abertura do acesso

A implantação das vias de acesso à Arena Multiúso e ao novo Hospital Regional já movimentam maquinário pesado. Nesta primeira etapa, ocorre a abertura de um trecho de aproximadamente quinhentos metros de extensão.

Conforme o gerente de fiscalização de obras da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), Olavo Ferreira, são realizados os serviços de terraplanagem para a implantação das vias de acesso. No local, serão implantadas duas pistas com duas faixas para veículos cada, numa extensão de aproximadamente 1.400 metros, saindo da altura do km 106 da Rodovia Raposo Tavares, no sentido capital.

A implantação das vias é realizada pela SPL Base, empresa que venceu o processo licitatório. Num primeiro momento ocorreu a limpeza da área e nesta semana a empresa responsável faz todo o trabalho de preparação do terreno para que seja feita a pavimentação. Além do asfalto, as pistas terão paisagismo que envolverá o plantio de 35.000m2 de grama e sistema de iluminação pública, com postes de aço de doze metros de altura.

No local, também estão previstas a implantação de sinalização horizontal, aplicação de tachões refletivos, além de serviços de infraestrutura para drenagem (guia, sarjeta e boca de lobo). As obras estão orçadas em R$ 5.290.000,00.

Tags:, ,