Consultor estrangeiro pode trazer investimentos para Sorocaba

Por: Neide Barbosa

Com base no Conceito de Cidades Competitivas, consultor conhece projetos para desenvolver a cidade

O secretário de Planejamento e Projetos (Seplan) da Prefeitura de Sorocaba, Luiz Alberto Fioravante, recebeu nesta sexta-feira (26), o representante da Georgetown University (EUA), Kwang Kim, que veio conhecer o potencial de investimentos da cidade e os projetos que prometem alavancar o desenvolvimento local dentro do conceito de Cidades Competitivas.

Kim é consultor responsável pela implantação de um importante trabalho nesse sentido na cidade inglesa de Manchester. Ele esteve acompanhado do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Daniel de Jesus Leite, e de Tae Koo Lee.  A reunião também foi acompanhada pelo engenheiro da Seplan, Jose Carlos de Almeida, que trabalha no desenvolvimento de projetos da pasta.

O consultor que já esteve em Sorocaba no ano passado, disse que ficou impressionado com que já existe na cidade – o patrimônio, a história, a infraestrutura, o que a torna mais interessante para atrair novos investimentos. “Eu vejo que o centro logístico de Sorocaba, por exemplo, pode expandir, levando-se em consideração a localização da cidade”, ressaltou.

Disse que entre outros pontos com potencial de desenvolvimento está o centro logístico da cidade que tem como ser expandido por sua localização. “Sorocaba tem potencial para se transformar em um grande polo de indústrias de inovação. É uma jóia a ser explorada”, destacou Kwang Kim.

A mesma opinião é compartilhada por Daniel de Jesus Leite, ao dizer que “a inovação é cada vez mais exigente, e as cidades precisam mudar rápido, precisam se adequar às mudanças tecnológicas que influenciam diretamente no comportamento das pessoas”, acrescentando que, nesse aspecto, Sorocaba está na frente. Leite ressaltou que é só aguardar as mudanças que acontecerão nos próximos anos. “Os três, quatro anos próximos vai mudar muito mais”, disse.

Segundo o secretário da Seplan, Luiz Alberto Fioravante, Kim tem um estreito relacionamento com grandes investidores internacionais, o que abre possibilidades de que esses empresários possam investir no município.  “Sorocaba é uma cidade proativa e tem bons projetos”, comentou.

Fioravante apresentou ao consultor indicadores que comprovam que Sorocaba é uma das cidades com maior potencial de investimento do país, e abriga um conglomerado industrial de alta tecnologia, com empresas nacionais e estrangeiras reconhecidas mundialmente por sua capacidade de produção e exportação.

O secretário também elencou os principais referenciais de Sorocaba que provam que a cidade oferece condições para grandes investimentos, e disse que outros investidores já se mostraram interessados em aplicar recursos em projetos locais.

Um dos projetos que podem, inclusive, receber recursos de investidores é o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, cujo projeto está praticamente pronto.  O sistema permite agilidade no transporte de passageiros e é uma das alternativas para a mobilidade urbana. O projeto da Seplan é que o VLT possa ser uma solução para atender o crescimento de Sorocaba.

 

 

Tags: