Coordenadoria LGBT capacita servidores da Saúde sobre transgeneridade

Por: Secom/Secid

A coordenadora de Políticas sobre Diversidade Sexual da Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), Rogéria Fernandes, proferiu uma palestra, na última terça-feira (28), a servidores municipais e do programa de residência da Secretaria da Saúde (SES) com o tema “Discutindo transgeneridade: trabalhadores do SUS pelos direitos da população LGBT”. A iniciativa integra uma série de ações voltadas à criação de um protocolo na Rede Municipal de Saúde para o atendimento a este segmento da população.

Esta capacitação envolveu profissionais dos programas de Saúde Mental com Ênfase em Atenção Básica e de Saúde da Família e Comunidade de diferentes categorias, como Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Farmácia e Fonoaudiologia. Eles atuam no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Zona Norte e em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A criação de um protocolo de atendimento voltado à Saúde nasceu a partir de demandas pela própria população LGBT, em especial, transexuais e travestis. Coordenado pela Secid e SES, o processo tem participação do Conselho Municipal dos Direitos LGBT (CMDLGBT) e da Associação Transgêneros de Sorocaba (ATS). “É importante ressaltar que o protocolo virá a oficializar o trabalho já desenvolvido em Sorocaba, de forma a cada vez mais desconstruir preconceitos e sensibilizar os profissionais no atendimento a esta parcela da população”, afirma Rogéria.

Muito Mais Por Sorocaba!

Tags:,